28 de outubro de 2020 Atualizado 22:56

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Um guia ao eleitor

Por Redação

16 out 2020 às 10:19

A cobertura da imprensa nas eleições municipais se foca, geralmente, nos candidatos majoritários, que disputam as prefeituras. Os que concorrem ao governo são sempre os personagens de maior destaque nas reportagens dos jornais. Os motivos são óbvios.

A posição é a mais relevante dentro de um município. Pelos gabinetes dos Executivo saem importantes decisões, que afetam milhares ou milhões de pessoas. E os holofotes sobre os prefeituráveis também se dão pelo baixo número que geralmente disputa uma eleição. É raro uma cidade ter dezenas de candidatos a prefeito – no Brasil, por sinal, 117 municípios terão apenas um candidato ao governo neste ano.

Mas um trabalho importante se dá em outro poder, de relevância equivalente. As câmaras de vereadores exercem uma função fundamental dentro de uma cidade. Se pela prefeitura transitam atos decisórios e executivos, é através do Poder Legislativo que se organiza a estrutura legal e fiscalizatória de um município. Esta última, inclusive, é de extrema importância em uma cultura política movida a “jeitinhos”.

Pensando na relevância do trabalho legislativo, o LIBERAL se propôs a uma apuração inédita em eleições locais passadas. Assim como exploramos a vida e as ideias dos candidatos à prefeitura – que passarão por sabatinas nos próximos dias –, nos aprofundamos em quem são e o que pensam os candidatos à câmara.

Em um conteúdo especial publicado no site do jornal, dada a enorme quantidade de informações, trouxemos detalhes dos 494 concorrentes ao Poder Legislativo americanense.

Uma forma de dar transparência ao pleito e de abastecer o eleitor de algo além dos santinhos. Uma missão jornalística que se dará por cumprida se capaz de informar e, quem sabe, conscientizar escolhas melhores para Americana.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.