01 de outubro de 2024 Atualizado 09:02

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Transitoriedade da matéria

Por Paulo Hayashi Jr.

01 de outubro de 2024, às 08h38

A vida passa por ciclos e a sua transitoriedade e mudança representam a constância da existência. Não são os fenômenos materiais os duradouros, mas os imateriais, sutis ou até mesmo como destaca o personagem Pequeno Príncipe, o “essencial é invisível aos olhos”. É por meio da percepção e reconhecimento da transitoriedade da existência material que a consciência se alarga para fenômenos cósmicos, espirituais e assim é possível se alinhar com o divino. A graça de Deus não vem de “graça”, mas é preciso esforço para se aproximar do Pai.

Quem semeia tempestade colherá ventania, enquanto que aquele que soube utilizar o presente com gratidão, inteligência e utilidade fará do reino dos céus não um palavrório em vão, mas a vivência digna e prestimosa. Apenas quem soube ser fiel com pouco será também com muito (Lucas 16:10). Meritória é a virtude de realizar sem esperar nada em troca. A caridade desinteressada representa ação superior, pois internaliza o bem como ação voluntária. A transitoriedade possibilita o autodesenvolvimento do espírito rumo à perfeição.

Paulo Hayashi Jr.
Doutor em administração. Professor e pesquisador pela Unicamp

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.