13 de junho de 2024 Atualizado 17:58

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Solução para o Corredor

Projeto que prometia ser um grande facilitador da vida da população que usa o transporte público parece ter sido frustrado por si mesmo

Por Redação

07 de abril de 2024, às 09h11

Foram diversas as vezes que as obras do Corredor Metropolitano atraíram políticos do governo estadual e seus aliados para Americana e Santa Bárbara d’Oeste. Cada ordem de serviço dada ou trecho finalizado era motivo para palanques. Mas o projeto que prometia ser um grande facilitador da vida da população que usa o transporte público parece ter sido frustrado por si mesmo.

Reportagem especial do LIBERAL deste domingo mostra como o Corredor Metropolitano se tornou subutilizado no traçado entre Americana e Santa Bárbara, com quilômetros de faixas exclusivas vazias de ônibus e estações de embarque e desembarque que não recebem passageiros – justamente, por que não há linhas que justifiquem alguém esperar pelo transporte por ali.

A obra milionária se viu ultrapassada pelos avanços do tempo, como o surgimento de novas formas de deslocamento e a fuga de passageiros do transporte público coletivo. Infelizmente, o Brasil – e não apenas a região – padece de um serviço de transporte público que seja atrativo aos usuários, e não apenas uma necessidade de quem não pode pagar por algo mais confortável.

Voltando ao contexto local, é uma pena que não se tenha notícia de qualquer discussão sobre a inutilidade do Corredor Metropolitano em Americana e Santa Bárbara. A pauta, que era motivo de tanto palanque anos atrás para prefeitos e vereadores, parece esquecida pelo Executivo e Legislativo.

A integração com as linhas urbanas, de responsabilidade dos municípios, poderia ser uma saída, ainda que complexa e pendente da concordância das concessionárias. Do contrário, as tais faixas exclusivas continuarão sendo ocupadas pelos milhares de veículos particulares que se somam todos os meses à já numerosa frota regional.

Não é possível que pareça normal que obra tão vultosa e midiática reste solenemente ignorada. É preciso uma solução para tamanho gasto de dinheiro público em um setor que é fundamental para o desenvolvimento das cidades. Que haja respostas.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.