10 de agosto de 2020 Atualizado 22:09

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Artigos de leitores

Solidariedade S/A

Por Chico Sardelli

05 jul 2020 às 10:23

Se tornam comuns os relatos de que quanto mais tempo enfrentamos a pandemia, piores ficam os ânimos. Pois faço uma proposta para melhorar seu dia ou de quem você ama. Acesse o site da Prefeitura de Americana e faça uma busca, no campo das notícias, pela palavra “doação”.

A infinidade de links com notícias sobre a solidariedade impressiona. Empresas, ONGs, associações e integrantes da sociedade civil organizada intensificaram o trabalho voluntário realizado durante todo o ano, em um esforço coletivo de apoiar o próximo nestes tempos difíceis.

Mesmo homens da ciência reconhecem o afeto como elemento para o convívio harmonioso. “Uma vida boa é aquela inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento”, nos trouxe o matemático, filósofo e Nobel de literatura Bertrand Russell.

A alienação da sociedade capitalista abordada por Erich Fromm, na qual o homem não se vivencia como agente ativo de seu controle sobre o mundo, parece estar cedendo espaço para o amor ao próximo – ao menos é o que se depreende da análise dos resultados da busca proposta acima.

Ajinomoto, Goodyear, Brand Têxtil, Supermercados Pague Menos, Instituto Educacional de Americana, Universidade Federal do ABC, Supermercados Crema, Colégio Politec, Papirus, Suzano, Spani Atacadista, Avenues World School, Sicredi, Sesi, Nilit e Primícia são algumas das empresas que, nos últimos dois meses, doaram ao município.

Reconhecer atitudes positivas é renovar as esperanças na humanidade e estimular o surgimento de ações semelhantes.

A literatura nos aponta caminhos de como viver. “No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise”, ensina Alighieri em sua Divina Comédia. Escolha bem.

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.