13 de junho de 2024 Atualizado 17:58

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Sobrou até para o streaming

Por Franco Sardelli

24 de maio de 2024, às 08h05

Em uma vitória momentânea da Direita na Câmara dos Deputados, foi retirado de pauta na semana passada um projeto de lei que pretende taxar os canais de streaming estrangeiros. O projeto segue vivo, revela a velha mania da esquerda de tirar do bolso do povo para ajudar os seus, e pode levar ainda a um favorecimento velado.

O projeto de lei promete criar taxas em serviços de streaming como Netflix, YouTube e Amazon Prime, encarecendo o serviço para quem usa, e prevê isenção para o mesmo serviço oferecido por emissoras concessionárias de TV, o que beneficia diretamente o serviço da Rede Globo, a Globoplay. Na prática, pune empresas estrangeiras que têm investido no Brasil e melhorado a qualidade do que se vê em uma competição que, até agora, só faz bem ao público.

Como se essa história não pudesse ficar pior, o dinheiro arrecadado não será voltado a saúde, educação ou coisas com as quais o governo deveria se preocupar. Não, vai financiar um órgão de fomento ao cinema. Que os amigos da Cultura não me entendam mal, mas já vimos essa história antes. O projeto nasce prometendo incentivar as produções menores, e quando olhamos de novo, tem um ator milionário de esquerda recebendo incentivo do governo para ficar ainda mais rico.

Sempre que um governo se mete nas artes ou comunicações, é pra dominar a opinião e o imaginário do público, e se perpetuar no poder. Se as coisas caminharem desse jeito, não demora para empresas sérias pararem de investir em séries brasileiras, e voltaremos a ter uma só voz na nossa cultura.

Por enquanto a oposição conseguiu segurar a votação do projeto, mas é preciso que todos se mobilizem, cobrem seus deputados nas redes, e fiquem atentos para evitar que a liberdade de escolha sofra mais esta derrota.

Franco Sardelli
Chefe de gabinete da Prefeitura de Americana

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.