30 de outubro de 2020 Atualizado 22:03

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Serviço essencial

Por Redação

01 ago 2020 às 10:17

A novela das rupturas da rede de água na Avenida Campos Sales, em Americana, parece ter terminado. Nesta quinta-feira, a prefeitura entregou a substituição da subadutora na via, assim como a revitalização do Sistema de Reservação CR02, no Jardim Girassol.

O problema, que vinha gerando a revolta de moradores da região, foi tema de diversas matérias do LIBERAL. Desde o início do ano aconteceram ao menos 14 rompimentos. A cada novo vazamento, trânsito alterado e cidadãos sem água.

Louça acumulando na pia, dificuldade para tomar banho e escovar os dentes, roupas que não podiam ser lavadas. As reclamações ganhavam contornos de desespero com os rompimentos.

Do lado do poder público, uma avaliação feita pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) apontou que a estrutura tinha defeitos de fabricação. A substituição teve início em abril e foi feita pela empresa Colinea. Um processo de raio-x foi determinou os melhores pontos para passagem da rede.

O investimento de R$ 1,1 milhão para troca de 1,1 km de tubulação, segundo a administração, aposenta um material suscetível a rupturas.
A falta de água faz a população sofrer. Em abril, o LIBERAL noticiou que o MP (Ministério Público) propôs ao DAE um acordo para amenizar e resolver a situação. Uma das propostas é de que toda rede da cidade seja trocada em até 10 anos.

A autarquia encaminhou então uma extensa documentação para análise do MP, e, por enquanto, o acordo segue apenas como uma possibilidade que será impactada, inclusive, pelo novo marco legal do saneamento.

Melhorias e manutenções como na Campos Sales são fundamentais, porém, já passou da hora dessa questão essencial ser resolvida de maneira completa pelas administrações que entram e saem da prefeitura a cada quatro anos.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.