04 de agosto de 2020 Atualizado 11:46

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Sem trégua

Por Redação

25 jul 2020 às 08:00 • Última atualização 24 jul 2020 às 20:49

O novo coronavírus (Covid-19) segue fazendo vítimas na RPT (Região do Polo Têxtil) sem diminuir sua intensidade. E quem mais vem sofrendo, sem dúvida, são os idosos. Americana e Nova Odessa já registraram surtos em casas de repouso, e nova manifestação dentro de um asilo traz preocupação.

Como o LIBERAL atualiza na edição deste sábado, o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, no São Domingos, em Americana, contabiliza quatro mortes pela doença, totalizando 41 pessoas infectadas, entre residentes e funcionários.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, que vem monitorando a casa desde o aparecimento dos primeiros casos positivos, no final do mês passado, não existe irregularidade no local.

Todos os protocolos recomendados estavam sendo seguidos, e, mesmo assim a diretoria do Lar dos Velhinhos informou que a evolução da doença aconteceu de “modo muito rápido”.

Dos 31 residentes, 23 testaram positivo para Covid-19, ou seja, 74,1% do total, número assustador que demonstra a capacidade de contágio do vírus.
Os primeiros registros no local foram de uma idosa e três funcionários, e a cada semana moradores e funcionários que começaram a apresentar sintomas foram sendo isolados e monitorados.

À medida que casos foram identificados, a entidade adotou novas medidas de controle, testagem e encaminhamentos médicos.

Situações como essa acendem o alerta sobre a necessidade constante de extremo cuidado para evitar o contágio. A maioria das pessoas infectadas experimenta sintomas leves e se recupera. Entretanto, o novo coronavírus é bastante letal entre os grupos de risco, como os idosos.

A prevenção se transformou em um ato de cidadania. Evitar aglomerações, lavar constantemente as mãos, usar álcool gel e máscara ultrapassam o sentido de bom senso, são deveres.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.