02 de março de 2024 Atualizado 19:29

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Santos Dumont, 150 anos de história

Por Carlos Roberto Bertollo

15 de agosto de 2023, às 11h05

No dia 20 de julho de 1873, nascia no sítio Cabangú, na cidade de Palmira, atualmente Santos Dumont, em Minas Gerais, o grande cientista. Eu não poderia deixar de prestar uma singela homenagem. Personalidade da humanidade, muito contribuiu para o seu desenvolvimento no campo da aeronáutica, nas áreas dos aeróstatos (mais leve que o ar) e aeródinos (mais pesados que o ar).

Com a dedicação dos editores deste conceituado jornal, em mais de uma centena de artigos publicados, os prezados leitores conheceram a magnifica trajetória do grande cientista. No 20 de julho, eu e outros moradores de Americana tivemos a oportunidade de ver em nosso céu de brigadeiro um enorme balão dirigível sobrevoando a Rodovia Anhanguera, onde foi prestada uma homenagem ao “Pai da Aviação”.

Embora não seja de sua autoria, foi o francês Henry Giffard que o inventou, mas não obteve êxito. Vários inventores da época tentaram em vão voar e controlar este aeróstato.

Em 1901, o grande cientista com o balão dirigível nº 6 conquistou o prêmio Deutsch de 100 mil francos, decolando do campo de aeróstação de Saint Cloud voando até a torre Eiffel contornando-a e voltando até o ponto de partida. Ele se tornou a primeira pessoa no mundo a voar e controlar uma máquina voadora.

Êxito maior foi com o aeroplano 14 BIS, onde em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, diante de muitas testemunhas, realizou um voo, sem ajuda externa, com a força propulsora da aeronave.

É de sua autoria a invenção do Demoiselle, aeronave precursora dos aviões leves atuais. Em julho, com o tema “Circuito Santos Dumont 150 anos”, a Esquadrilha da Fumaça realizou demonstrações homenageando o grande cientista em nove estados e na feira internacional F-AIR 2023, na Colômbia.

Carlos Roberto Bertollo
Estudioso da lenda de Ícaro e criador de réplicas de aeronaves

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.