29 de fevereiro de 2024 Atualizado 00:31

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Santa Bárbara em evolução

Completando 205 anos, cidade vive sensação de estabilidade social, com avanços em setores importantes, como o emprego e a economia

Por Redação

04 de dezembro de 2023, às 07h38

Nesta segunda-feira, Santa Bárbara d’Oeste chega aos 205 anos. O município com a mais antiga data de fundação entre as cinco cidades que compõem a Região do Polo Têxtil vive uma sensação de estabilidade social, com avanços em setores importantes, como o emprego e a economia.

Há ainda a expectativa de um incremento no desenvolvimento com a ocupação de novas áreas pelo território barbarense. Talvez pouca gente saiba, mas Santa Bárbara tem a maior extensão territorial da região – é mais do que o dobro de Americana. Porém, enquanto o território americanense é quase que totalmente ocupado, na cidade vizinha, o cenário é o contrário. Há muitas áreas vazias.

Em alguns locais, como a região do Jardim Firenze, próximo à prefeitura, é notável a evolução. Condomínios, casas, prédios, comércios e serviços já começam a dominar a paisagem. No limite com Americana e Nova Odessa, na região do Jardim Terramérica, um novo loteamento empresarial, comercial e residencial já começa a ser traçado com a abertura de ruas e divisão de lotes.

Tudo isso exige que o poder público esteja atento às demandas sociais que virão com este desenvolvimento. Há necessidade de gestores responsáveis, com foco na eficiência e na qualidade dos serviços oferecidos, bem como de legisladores atentos às transformações do município e à atuação do governo.

Felizmente, Santa Bárbara tem traçado nos últimos anos um caminho pacífico de evolução social. Depois de um período conturbado no início da década passada – especialmente pela instabilidade política na época -, há claramente uma sensação de melhoria na qualidade de vida da população.

Há problemas? Sem dúvidas. A população ainda sofre com situações em áreas fundamentais, como saúde, educação e segurança, mas há de se reconhecer que, nos últimos anos, houve avanços e, neste aniversário, há o que se comemorar. Espera-se que nos próximos também.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.