21 de janeiro de 2021 Atualizado 00:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Santa Bárbara, 202

Por Redação

04 dez 2020 às 08:02

Os 202 anos que Santa Bárbara d’Oeste completa nesta sexta-feira, 4 de dezembro, chegam em um momento único do município e de muitos outros. O que poderia ser um dia de festa e comemoração, na verdade, se tornou apenas uma lembrança em tempos de pandemia.

A cidade, cuja vizinhança com Americana a torna parte de um grande conglomerado populacional, atravessa, como tantas, as dificuldades de se manter em evolução mesmo com os desafios de atenuar uma doença grave e inesperada. Mas se a crise do coronavírus entrará para a história dos anos 201 e 202 como um triste destaque, há, porém, de se enxergar um lado bom.

O caderno especial de aniversário publicado pelo LIBERAL nesta quinta-feira destaca uma característica de Santa Bárbara que tem se tornado, nos últimos anos, uma grande marca positiva. Espalhados pelas regiões da cidade, os parques públicos hoje são referência na RPT (Região do Polo Têxtil).

Ipês, Araçariguama, Taene e Jacarandás são áreas que fazem parte da rotina de barbarenses que buscam lazer, se manter ativos ou praticar atividades esportivas. Em tempos de valorização de um estilo de vida saudável e de imunidade almejada, ter espaços de qualidade onde a população possa encontrar o bem-estar nas redondezas do local em que vivem é privilégio para poucos.

É preciso reconhecer que o bem-estar não se faz apenas, porém, de praças e parques. A melhoria na oferta de saúde e educação pública, de infraestrutura adequada e de possibilidades para alavancar o crescimento econômico são fatores fundamentais para se promover o equilíbrio social e a qualidade de vida. A melhoria deve ser contínua e envolver não apenas o poder público, mas os agentes privados que influenciam e afetam a vida na comunidade. Assim, será possível continuar a ter bons motivos para comemorar.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.