21 de janeiro de 2022 Atualizado 16:54

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Saindo do túnel

Um grande passo para este período de pandemia foi anunciado pelo Governo do Estado na última semana

Por Redação

28 nov 2021 às 11:05

Um grande passo para este período de pandemia foi anunciado pelo Governo do Estado na última semana. A partir do dia 11 de dezembro, informou o governador João Doria, o uso de máscaras de proteção em espaços ao ar livre deixará de ser obrigatório. A medida será decidida por cada município, mas, por aqui, a expectativa é de que as cidades façam adesão à flexiblização.

Ainda que sua obrigação tenha sido considerada tardia no Brasil, as máscaras se tornaram a principal forma de se evitar a contaminação pelo coronavírus. Não fosse por elas – e mesmo diante da resistência, da desconfiança e das fake news sobre o assunto – é bastante claro que o cenário epidemiológico seria claramente mais grave e difícil de lidar do que o que se enfrentou, convenhamos, dos maiores desafios da saúde neste mundo.

O anúncio leva em consideração o arrefecimento da pandemia. Há uma queda generalizada de casos, internações e mortes pelo País, e especialmente em São Paulo, por conta da vacinação, que diferente de diversas outras nações, inclusive mais desenvolvidas, no Brasil, teve melhor aceitação.

A flexibilização sobre as máscaras talvez seja o maior símbolo até agora de que a pandemia está passando e que estamos nos aproximando do fim do túnel

Em Americana, o mês de novembro já apresenta uma ligeiríssima alta no número de casos notificados, mas o despencar do número de mortes deve ser considerado uma vitória da ciência: com 82% da população totalmente vacinada, a cidade registrou apenas dois óbitos decorrentes da Covid-19 neste mês, que está para se encerrar. As mortes ocorreram nos dias 4 e 7 e tiveram como vítimas moradores com mais de 70 anos e histórico de comorbidades.

A flexibilização sobre as máscaras é, talvez, o maior símbolo até agora de que a pandemia está passando, ainda que haja incertezas sobre novas variantes e ainda que se faça necessária a proteção em ambientes fechados, como o transporte público. Mas, com este novo e significativo passo, nos aproximamos do fim do túnel.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 60 anos, no espírito e no coração, compromisso com a verdade.