25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Saída apenas pela vacina

O arrastar do processo de imunização cobra caro da saúde, da economia, da educação

Por Redação

16 de maio de 2021, às 08h08

A manchete que estampa a capa desta edição do LIBERAL traz uma perspectiva positiva para Americana ainda neste ano, do ponto de vista econômico. Um estudo estima que o consumo na cidade pode ter um aumento de 12% em 2021 em relação ao ano anterior, quando se teve início a pandemia da Covid-19, que ainda resiste em conter os seus reflexos em praticamente todos os setores do cotidiano.

Confirmando-se esta alta percentual, Americana estaria de volta ao patamar de 2019, quando, porém, ainda se convivia com as consequências de uma crise econômica nacional, de aumento de preços não acompanhado pela renda das famílias brasileiras. No município, adicione-se ainda as dificuldades da administração municipal após uma gestão desastrosa da prefeitura na primeira metade da década passada.

O cenário positivo para os próximos meses, porém, encontra-se diante de uma variável importantíssima, uma situação de fundamental solução. Algo que está na lista de prioridades de milhões de brasileiros: a vacinação contra a Covid-19.

A CPI que se instalou no Senado trouxe nesta semana relatos lamentáveis da incapacidade do governo federal em lidar com a pandemia e a necessidade urgente de buscar e apresentar soluções possíveis. Os depoimentos mostraram que, enquanto se gastava tempo e esforço promovendo terapias sem eficácia comprovada e disparando bravatas ideológicas, a gestão Bolsonaro tratava com pouca preocupação a negociação por vacinas, como as propostas feitas pela Pfizer, com quem, somente agora, o governo parece efetivamente buscar um negócio em prol da população brasileira.

Toda e qualquer tentativa de retomar a vida pré-pandemia passa pela vacinação em massa, como já se assiste lá fora. O arrastar do processo de imunização cobra caro da saúde, da economia, da educação, da cultura. Não há saída para a melhoria de nenhum setor que não pela vacina.

É inadmissível que no cenário que vivemos ainda se cobre empenho das autoridades por garantir que a imunização chegue aos brasileiros. Uma missão que deveria ser menos burocrática e mais humana. Que seja cumprida logo.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.