Editorial
Risco ampliado
Por Redação
24 de outubro de 2020, às 08h21
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O avanço no número de acidentes de trânsito em Santa Bárbara d’Oeste tem sido pauta frequente do LIBERAL. A violência nas ruas, avenidas e estradas cresceu neste ano a ponto de o município se tornar o que mais acumula óbitos na RPT (Região do Polo Têxtil), ultrapassando cidades com frotas maiores, como Americana e Sumaré.
Um dos principais corredores do território barbarense, a Avenida São Paulo, que cruza a zona leste, é símbolo da imprudência de motoristas. No segundo semestre, ao menos três pessoas morreram em acidentes na via.
A própria avenida foi personagem de diversas reportagens do LIBERAL, não apenas sobre as mortes, mas também sobre as condições de segurança do local. Para conter a imprudência e os acidentes, a prefeitura promoveu mudanças importantes na via, como a implantação de radares de velocidade e de lombadas. Com as boas condições, a parcela de culpa do governo na insegurança da avenida foi, de fato, reduzida. Mas, uma decisão revelada nesta edição é um passo atrás para todo o município.
Um imbróglio judicial que se arrasta desde o ano passado culminou, nesta semana, com a suspensão da fiscalização eletrônica em toda a área da cidade. A disputa entre duas empresas pela licitação do serviço em Santa Bárbara levou a Justiça a interferir no processo que contratou a atual responsável pela operação dos radares. Uma delas questionava a prefeitura por ter sido desclassificada no procedimento. Após decisão judicial, a administração suspendeu a fiscalização e aplicação de multas.
Diante de estatísticas negativas no trânsito, há uma grande necessidade de a situação ser esclarecida. É preciso que o monitoramento dos radares, que intimidam comportamentos de risco dos motoristas, seja retomado com celeridade, sob o risco de outros tantos virem a óbito no município.
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