19 de outubro de 2020 Atualizado 23:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Resistência monitorada

Por Grupo Liberal

10 abr 2020 às 11:41 • Última atualização 27 abr 2020 às 11:42

A quarentena decretada por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) impõe restrições sociais aos moradores de todo o Estado desde o dia 24 de março. A tecnologia, porém, tem permitido que o isolamento não seja tão tedioso quanto poderia ser se tal crise ocorresse em anos passados.

O aumento sucessivo de casos, dia após dia, eleva a necessidade de que as orientações das autoridades de saúde sejam cumpridas. É preciso ficar em casa. O recolhimento evita o contágio. Com a rapidez e o potencial de transmissão que o coronavírus demonstra ter, o risco de que hospitais sejam procurados por uma grande massa de pessoas com sintomas em um curto espaço de tempo pode levar o sistema ao colapso. É sobre isso que se trata a expressão “achatar a curva”. O problema é numérico.

A mesma tecnologia que distrai o cidadão em quarentena também ajuda, porém, as autoridades a incentivarem a prevenção. Nesta quinta, o governador João Doria anunciou que o Estado firmou um acordo com as operadoras de telefonia celular para identificar os locais onde as pessoas estão e onde há concentração. Na tentativa de achatar a curva, serão enviadas mensagens SMS lembrando os usuários sobre a necessidade de permanecer em casa quando eles estiverem em áreas com aglomerações.

Na quarta-feira, menos da metade da população paulista (49%) permaneceu em casa. O índice foi o menor até então na pandemia. Parte dos números pode ser explicada pelo fato de que muitas atividades ainda continuam em funcionamento, como indústrias e entregas, mas é perceptível que há uma resistência de muitos a cumprirem a quarentena. É só checar as ruas. Aos que acham balela o isolamento, é melhor lembrar da necessidade de ficar em casa após ler um SMS do que após ler um resultado positivo para o coronavírus, ou saber de algum familiar ou amigo contaminado. Fique em casa e evite o pior.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.