17 de setembro de 2020 Atualizado 23:15

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Repensar

Por Carlos Augusto de Oliveira

27 ago 2020 às 08:05

De alguns meses para cá, o que mais ouvimos e presenciamos é que a economia regrediu e que estamos em uma crise sem precedentes. Mas, como bons brasileiros que somos e não desistimos nunca, temos que nos reinventar, repensar nossas vidas, nossas carreiras e também nossas empresas.

A crise, por pior e mais assustadora que seja, também tem componentes de extrema valia para a estruturação de um novo modo de pensar. Há quem diga que o melhor aliado do ser humano é o medo, pois nos coloca em movimento, nos tira do comodismo. Com a classe empresarial não é diferente, geralmente há muita procrastinação e desencontros com planos e ações que seriam essenciais a qualquer tempo.

Sem a pretensão de ser pernóstico, convido você, empresário ou agente de venda, a reavaliar seus processos através da criatividade e reinventar seu negócio por meio de alguns passos simples:

1º – Volte a prospectar, saia da passividade, é momento de garimpar oportunidades.
2º – Retenha talentos, invista na linha de frente, cuide de sua equipe.
3º – Inspire-se mais, acompanhe os exemplos positivos, fique de olho no que está dando certo no mercado, não seja melindroso.
4º – Entenda e respeite o novo cliente, exigente e sensível.
5 º – Use a criatividade, gere novas experiências ao público.
6º Invista em tecnologia, não tema o digital.

Em síntese, seja um entusiasta do seu negócio, mantenha a paciência, sendo persistente e coerente com os objetivos. Afinal, em tempos de crise, empresas, famílias ou comunidades, precisam de líderes cheios de confiança e positivismo, capazes de oferecer referência e conduzir de forma assertiva o processo de recuperação da economia.

Carlos Augusto de Oliveira é docente do Senac Americana

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.