27 de fevereiro de 2024 Atualizado 20:10

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Realizar exames na gestação

Por Gabriel F. Marchiori

14 de junho de 2023, às 10h52 • Última atualização em 14 de junho de 2023, às 10h53

A gestação é sem dúvida um período muito especial.

As transformações não se limitam apenas à esfera física, onde o corpo se adapta para gerar uma nova vida, mas também à esfera psicológica, em que as mudanças geram inseguranças, expectativas e anseios.

Para que tudo ocorra bem, se faz necessário um acompanhamento médico, do binômio mãe-filho, através de consultas de rotina e exames laboratoriais. Esse acompanhamento é tão importante que possui até um nome: Pré-Natal. Nele, conseguimos avaliar o estado de saúde da mãe antes do início da gravidez e ainda, as alterações que podem ocorrer. Assim, podemos avaliar causas comuns e raras, que podem ter impacto na saúde da mãe e do feto, mas que, graças ao Pré-Natal, podem ser evitadas, tais como diabetes gestacional, hipertensão arterial, incompatibilidade sanguínea feto-materna, entre outras. O acompanhamento laboratorial deve ser executado no mínimo trimestralmente.

São exemplos de exames a ultrassonografia, para avaliar o desenvolvimento do feto e identificar fatores de risco; hemograma completo, para verificar alterações nas células sanguíneas e infecções ou anemia; tipo sanguíneo e fator RH; glicose em jejum, responsável por localizar diabetes gestacional; e sorologia para doenças potencialmente danosas, como sífilis, HIV, citomegalovírus, hepatite B e C, entre outras.

Uma característica fascinante é o fato de a mãe estar gerando um novo ser, com informações genéticas de outro indivíduo: o pai. Isso, apesar de óbvio, tem um contratempo que é apresentar ao corpo da mãe características que podem fazer o sistema imunológico se comportar de maneira errática, podendo interferir no resultado de alguns testes. A relação com o laboratório é de extrema importância.

Gabriel F. Marchiori
Patologista clínico pediátrico do Laboratório DMS Burnier

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.