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Presença Digital

Quantas vezes ao dia minha empresa deve postar nas redes sociais?

A frequência pode variar de um tipo de negócio a outro, e de uma rede social para outra também

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

21 Maio 2021 às 08:14

Esta pergunta deve ser uma das campeãs em qualquer agência ou consultoria de marketing. Muita gente acredita que a frequência deve ser baixa, outros, que você deve postar de hora em hora, porém, não há consenso a respeito disso e a frequência pode variar de um tipo de negócio a outro, e de uma rede social para outra também.

Por exemplo, se você possui um negócio local como uma loja ou um restaurante, é importante postar com bastante frequência para possibilitar que as pessoas conheçam os seus produtos e descubram a sua empresa. Se seu negócio é voltado para o B2B, as postagens podem ser mais espaçadas, desenvolvidas com conteúdos mais informativos e completos, que busquem agregar valor informativo ao seu cliente em potencial.

Por outro lado, quando olhamos para as plataformas, percebemos que o Instagram é voltado para imagens, vídeos e textos mais curtos, além de ser a rede social com a maior possibilidade de recursos gráficos e interações, o que a transforma na rede social mais lúdica do momento. Já o Facebook é focado em conteúdos mais complexos, com mais textos, muitas vezes centrados em opiniões e conteúdos mais informativos. O LinkedIn, por sua vez, é uma rede voltada a assuntos profissionais, mais voltados ao mercado B2B.

Afinal, existe uma quantidade média ideal? Infelizmente não, mas o que podemos dizer com mais certeza é o seguinte: independente do seu negócio, se você puder, poste todos os dias. Ou no mínimo de duas a três vezes por semana.

Vale lembrar que, por exemplo, muito mais importante que postar todos os dias por uma semana, é manter a estratégia por um longo período. Você precisa entender que as ações nas redes sociais são como uma maratona, e não como uma corrida de velocidade. E a consistência e perseverança são as chaves para alcançar o tão sonhado sucesso. Também é importante  que você sempre faça testes e verifique o que deu mais resultados com sua audiência, já que o que dá certo para uma empresa não necessariamente é o melhor para a outra.

E não se esqueça: mesmo que no início pareça que você não está saindo do lugar e que todo trabalho está sendo feito em vão, permaneça. Como diz o ditado: o segredo do sucesso é a constância!

Muitas empresas desistem do trabalho por ter a sensação que o resultado não está aparecendo. No começo da caminhada, você terá a percepção que seu engajamento parece não mudar, mas se você tiver persistência e seguir com suas postagens por um longo tempo, isso é, por meses, certamente você verá que cada dia mais pessoas serão impactadas com seu conteúdo.

Tenha disciplina e coloque as mãos na massa! Monte um calendário com ideias de publicações, invista em vários formatos como fotos e vídeos (vídeos com seu próprio celular, ok?), utilize os mais variados recursos das plataformas e não pare até o resultado aparecer. Seja fiel ao compromisso e não desista! Pode estar certo, que os resultados virão com o tempo.

Se sua empresa tiver possibilidade, é aconselhável a contratação de uma agência, profissional de marketing digital  ou uma consultoria especializada para te auxiliar neste processo, principalmente com a gestão do tráfego, isto é, com o patrocínio de certos conteúdos que faz a informação alcançar mais pessoas e o resultado aparecer de maneira mais rápida.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana