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Presença Digital

Use o algoritmo a seu favor!

Utilizar as redes sociais da mesma forma como anunciavam no passado fará com que sua empresa jogue rios de dinheiro fora

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

26 de novembro de 2021, às 07h40 • Última atualização em 26 de novembro de 2021, às 08h03

A possibilidade de conectar-se diretamente com o público, na palma da sua mão por meio de dispositivos móveis como os smartphones, possibilitou um nível de interação com o potencial cliente jamais sonhado pelas empresas, graças à Internet e ao advento das redes sociais que mudaram a publicidade completamente.

Toda essa possibilidade de conexão e interação também foi potencializada com o surgimento de um novo agente na publicidade, o algoritmo. Para quem ainda não está familiarizado com essa palavra, os algoritmos das redes sociais são uma inteligência artificial que funciona por uma série de regras, responsáveis por determinar quais conteúdos um determinado usuário terá acesso ao visitar uma rede social ou página da Internet.

Quando você navega em uma rede social e um conteúdo extremamente atrativo aparece na sua linha do tempo, isso acontece graças ao “poder” do algoritmo, que ao mapear o seu perfil de navegação, consegue identificar os conteúdos mais relevantes para você.

Utilizar as redes sociais da mesma forma como anunciavam no passado, tratando os posts como panfletos digitais, além de não trazer os resultados esperados, fará com que sua empresa jogue rios de dinheiro fora. Dessa forma, separamos algumas dicas para potencializar sua comunicação e efetividade na Internet, usando o algoritmo a seu favor:

1- Aposte em conteúdos ao invés de ofertas

Uma coisa é um fato: as pessoas não estão nas redes sociais para comprar, então, por que fazer ofertas de produtos de forma direta? Lembre-se que, para sua oferta ser mais assertiva é necessário criar um relacionamento com seu potencial cliente e a melhor forma de fazer isso é oferecendo conteúdos que ele possa ter interesse, criar envolvimento, valor e somente depois fazer uma oferta.

2- Explore o cotidiano da sua empresa com as novas ferramentas das redes sociais

Links, enquete, quiz, interação, figurinhas. Isso é o que vai aumentar o seu alcance, visto que as redes sociais sempre querem que seus novos recursos sejam promovidos.

Talvez você não acredite no que vamos falar, mas o dia a dia da sua empresa pode ser muito interessante ao seu cliente em potencial e pode facilmente agregar os recursos que as redes sociais disponibilizam, principalmente nos stories do Instagram. Isso acontece porque o cotidiano das empresas, seus eventos e trabalhos diários causam curiosidade e atraem a atenção das outras pessoas.

Esse tipo de conteúdo tem um grande potencial de engajamento. Além disso, ações como essas podem ser feitas por qualquer pessoa da empresa, não sendo necessária a contratação de serviços especializados para isso.

3- Atraia seu cliente através de informações de qualidade e incentive-os a comentar

Busque oferecer conteúdos que ajudem seu potencial cliente a resolver os problemas através do seu produto ou serviço incentivando-o a comentar nos seus posts, adicionando, por exemplo, “marque aqui um amigo que…”.

Dessa forma, você aumenta a autoridade da marca perante seu público, facilitando e conduzindo as pessoas pelo caminho de compra e quem vai interagindo com o que você posta, automaticamente tem mais conteúdos seus entregues como prioridade.

Investir em ações de Inbound Marketing, SEO (Search Engine Optimization) e fazer do seu site um repositório de bons conteúdos é uma ótima e necessária ação também.

4- Impulsione seu conteúdo para seu público envolvido

Público envolvido são aquelas pessoas que, em um determinado espaço de tempo, interagiram com sua empresa nas redes sociais.

Existem várias estratégias de tráfego para campanhas na Internet. Porém, ao falarmos de redes sociais como o Facebook e o Instagram, uma forma de correr menos riscos na hora de fazer suas campanhas é impulsionar sua publicação para seu público envolvido.

A grande vantagem de focar nesse tipo de público é que, por eles já terem um contato prévio com sua empresa, produto ou marca, estão mais propensos a comprar seu produto ou serviço.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana