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Presença Digital

É possível usar a educação como fonte de formação do cliente?

No artigo desta semana, o Presença Digital exemplifica sete ações do chamado "novo marketing" para conquistar novos clientes

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

30 de julho de 2021, às 11h08

O comportamento do cliente e o novo caminho de compra fez com que empresas e prestadores de serviços de diferentes segmentos mudassem radicalmente sua oferta. As mídias tradicionais, como outdoors, panfletos, entre outras, estão perdendo relevância cada vez mais. Será o fim? Acreditamos que não, porém, a comunicação mudou e sabemos que não para aqui.

Atualmente, os anunciantes podem colocar a oferta diretamente na palma das mãos de seus clientes através dos dispositivos móveis, fazendo com que essa informação possa literalmente “perseguir” o possível cliente por vários dias consecutivos, em todos os ambientes digitais, possibilitando um impacto muito maior perante o público-alvo.

Empresas que entenderam e fizeram uma leitura precisa do novo cenário estão “voando”, porque perceberam a importância de oferecer benefícios e uma nova experiência ao consumidor que passa pela percepção física e sensorial. Neste novo cenário, trazer o cliente para esse caminho proporcionando uma melhor experiência fideliza e faz com que essa informação se dissemine para novos consumidores.

Uma das formas de ofertar e melhorar a experiência é através de um funil de compra construído em conteúdo, que servirá para formação do futuro cliente e fidelização do atual. Por isso que chamamos de educação e/ou formação de mercado, o novo marketing, conforme ações exemplificadas abaixo:

1- Desenvolva uma comunicação direta com seu público alvo

Quando estamos oferecendo um benefício neste novo cenário digital, devemos tratar o usuário como você, pois se trata de uma comunicação unilateral. É a empresa conectando um a um, visto que pessoas compram de pessoas.

2- Dissemine sua melhor informação

Conte a história real, como é produzido seu produto, sua transformação, mostre o passo a passo, o processo fabril se for um produto ou como seu serviço pode solucionar um problema, mate várias objeções e descreva como o produto impactou a vida de outras pessoas.

3- Gratuidade da informação

A internet é um poço sem fundo e quando mais informações disseminar, muito mais será demandada, mas lembre-se, os nossos e os seus clientes estão lá.

4- Pessoas compram de pessoas

Independente de produzir um produto ou serviço, estes passam por mãos humanas e isto sim deve ser compartilhado.

5- Design da informação

A informação que é produzida no seu cotidiano também deve ser utilizada nas ações de marketing/comunicação e educação, assim, a comunicação será mais assertiva  e impactará as pessoas de maneira muito mais natural.

6- Ensine seu cliente a comprar de você

Quando divulgamos conteúdos que ajudam o cliente ou resolvem seu problema, estamos criando autoridade no assunto, vínculos e estreitando o relacionamento com o mesmo.

Com isso, passamos a ser lembrados e estaremos sempre no radar de compra ou indicação, este último é o melhor dos mundos.

7- Reforce a informação

A criação de conteúdo em seus diferentes formatos visuais como vídeo, artigo, arte, infográfico, áudio, vai atender vários perfis e servirá de melhor absorção da informação pelo auditivo, visual e sinestésico, conduzindo-o para uma trilha de aprendizagem de formação.

Qualquer tipo de comunicação está sujeita a ruídos que vão afetar a forma como as pessoas recebem a ela.  A condução do caminho de compra é de responsabilidade de quem a produz, dessa forma, fique atento para explorar o melhor deste universo chamado internet, afinal, você pode ter um bom produto, serviço ou ideia, mas se você ofertar de maneira errada, o resultado será diferente do esperado.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana