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Presença Digital

7 tendências do marketing digital que vieram para ficar

Mercado evolui a passos largos, então confira algumas das tendências que dominarão o marketing digital

Por Ronnie Freitas e Ricardo Forti

25 de junho de 2021, às 09h34 • Última atualização em 25 de junho de 2021, às 09h35

Uma coisa é unânime quando conversamos com empresários, empreendedores e marketeiros: o marketing digital está revolucionando a forma das empresas se comunicarem.

Para quem ainda está por fora do assunto, o marketing digital é o conjunto de estratégias aplicadas para a internet em redes sociais, buscadores, sites, etc, e para os dispositivos móveis como smartphones, tablets e adotadas por uma empresa com o objetivo de criar relacionamentos com clientes, estabelecer negócios e construir a identidade de uma marca.

Se há alguns anos atrás as empresas investiam uma maior quantidade nos meios tradicionais, como jornal, rádio e outdoor, hoje o cenário se inverteu. Atualmente, a grande parte dos pequenos e médios anunciantes estão direcionando uma maior parcela da sua verba de marketing para os meios digitais.

E neste mercado, que evolui a passos largos, separamos algumas das tendências que dominarão as ações de marketing digital neste ano que se inicia, confira:

1 – Os vídeos vieram para ficar

O vídeo, que já era relevante nas estratégias digitais, se torna indispensável, um caminho sem volta. É impossível pensar em uma estratégia de divulgação nas redes sociais sem a utilização deste formato.

Porém, sabemos que a produção de vídeos é algo mais complexo e a maioria das pessoas acreditam que vídeos só podem ser feitos por uma empresa especializada, como uma produtora de vídeos, o que faz que uma ação com a utilização deste recurso se torne muitas vezes inviável, em virtude do custo de produção.

Mas a grande sacada aqui é que qualquer pessoa com um bom smartphone pode produzir bons conteúdos em vídeo e assim, aumentar o engajamento das suas ações. Claro que em determinados momentos você terá que contratar uma produtora, porém, para vídeos do cotidiano que vão passar um recado ou dar uma dica sobre seu negócio, um smartphone na mão e uma ideia na cabeça já bastam.

Quando fizer um post contando alguma novidade da sua empresa, ou mesmo passando uma dica, experimente gravar um vídeo e surpreenda-se com o resultado!

2 –  As Lives já dominam a rede

Este tópico é uma continuação do tópico anterior, pois as lives são vídeos. A diferença é que são transmitidos ao vivo. Podemos dizer sem medo de errar que elas vieram para ficar.

As lives são extremamente poderosas no quesito engajamento, pois diferente dos outros conteúdos, como postagens de fotos e vídeos ou textos, a live tem uma peculiaridade que a torna imbatível: ela notifica sua audiência em tempo real.

Toda vez que você inicia uma live, seja no Facebook, Instagram ou Youtube, todas as pessoas que estiverem online no momento e conectadas com sua página, perfil ou canal, serão notificadas sobre a transmissão. Isso já faz desse formato um dos melhores para difundir um conteúdo de maneira orgânica, ou seja, sem a necessidade de impulsionamento.

Outra grande vantagem da live é que há possibilidade de interação em tempo real com sua audiência, podendo conversar e interagir diretamente com as pessoas que estão assistindo, possibilitando o estreitamento do contato com seu público para conhecer melhor seus anseios e desejos.

Uma empresa que se aperfeiçoar em transmissões ao vivo e tiver uma boa estratégia utilizando lives, poderá sem sombras de dúvida, revolucionar seu negócio.

3- Conteúdo continua sendo o Rei

Muita gente nestes últimos anos já ouviu falar ao menos uma vez sobre marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo é a estratégia de marketing que usa o conteúdo como ferramenta de descoberta, informação, vendas e relacionamento com o público, ou seja, é a venda que não é venda.

Através do conteúdo, como dicas, sacadas, tutoriais entre outras informações uma empresa atrai o possível comprador que pela informação, e assim ele passa a conhecer a empresa, seu negócio e propósito.

Esta forma de fazer marketing terá ainda mais destaque, pois ao invés de simplesmente fazer uma oferta do seu produto ou serviço, você busca oferecer valor e uma conexão com seu possível cliente.

4 – O cotidiano da sua empresa como o post perfeito

Com certeza, se você se lembra da última campanha presidencial, percebeu que o candidato vencedor praticamente não fez campanha nos moldes como conhecemos. Ao contrário, a campanha foi extremamente simples e caseira no sentido literal da palavra.

Você empresário talvez já tenha tido a experiência de fazer um post bem simples, utilizando uma foto ou vídeo feito com seu telefone, e esse conteúdo gerar mais reações, como curtidas e comentários, do que aquele feito por sua agência (trabalhado e diagramado).

Este é um fenômeno que está acontecendo na internet, principalmente nas redes sociais, onde as pessoas não querem consumir mais conteúdos fakes, plásticos, sintéticos, mas sim conteúdos realistas, que mostram a vida como ela é, o cotidiano, a verdade, sem maquiagem.

Saber registrar o cotidiano, contar uma boa história e interagir com sua audiência de maneira verdadeira e realista, é uma das grandes estratégias do marketing digital.

5 – Investimento é a nova regra

Durante vários anos, quem trabalhava com marketing digital vivia em uma realidade simplesmente diferenciada, onde o alcance orgânico das ações, isso é, sem a necessidade de investimento, era a realidade.

Mas essa realidade mudou. E muito! A maioria das redes sociais estão privilegiando o conteúdo das pessoas, ou seja, dos perfis, fazendo com que o alcance orgânico das empresas seja simplesmente irrisório. Neste novo cenário investir em tráfego é crucial para o sucesso das suas ações.

Comparado a mídia tradicional, o marketing digital ainda é mais barato e além disso, a compra de tráfego tem vantagens por estarmos no controle da situação, podendo fazer uma definição melhor de público e concentrar suas ações em nichos específicos de interesse, potencializando as ações e também acessando métricas que são extremamente importantes para analisar resultados e projetar cenários futuros.

6 – Influenciadores locais

Se você já trabalha com estratégias de marketing digital, você já sabe que construir uma audiência, ou seja, atrair e conectar pessoas ao seu negócio não é uma tarefa das mais simples. É necessário muito investimento e trabalho para conseguir resultados, nem sempre expressivos.

Muitas empresas acreditam que para ter sucesso na internet basta criar uma fanpage, criar uma conta no Insta ou um canal no Youtube e pronto, a mágica acontece sozinha. Mas a verdade é que os desafios para se construir uma audiência sólida são vencidos no dia-a-dia, com resiliência e regularidade nas ações.

Existe uma forma de potencializar este crescimento: a parceria com influenciadores regionais, pessoas ou empresas que possuem negócios complementares ao seu e que podem se beneficiar do mesmo tipo de cliente.

A estratégia é simples, fazer parcerias com essas pessoas ou empresas para uma troca de audiência, ou seja, fomentar ações em que as pessoas conectadas a ela possam conhecer o seu negócio e vice e versa.

7 – Pílulas interativas de conteúdo

Se você é uma pessoa antenada com os novos formatos, você já ouviu falar dos stories. Muitas pessoas e empresas estão construindo verdadeiras audiências com a utilização desta ferramenta. É uma verdadeira febre!

E a melhor forma de trabalhar neste formato é através de micro conteúdo: conteúdos fragmentados e fracionados, que são dispostos de uma maneira onde é possível contar uma história.

Além de fáceis de consumir, são extremamente interativos e o fato de ficar apenas 24 horas no ar, dão um toque de escassez, mexendo com a curiosidade das pessoas e disseminando informação de uma forma sequencial e inovadora.

Outro aspecto desse formato é a possibilidade da interatividade, pois através dos stories é possível criar enquetes, quiz, responder dúvidas, gerar empatia e possibilitar muitos negócios.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana