26 de abril de 2024 Atualizado 20:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Patrik Camargo Neves

Essa é a sua jornada

Sua realidade é só sua, e ainda que existam outras semelhantes, esta é sua realidade sob a sua perspectiva

Por Patrik Camargo Neves

28 de junho de 2021, às 11h16 • Última atualização em 28 de junho de 2021, às 17h50

Claro que a gente tem a mania de ficar olhando para outras histórias e comparar com a nossa. É natural. Os mais pessimistas vão olhar sempre para quem se deu melhor, quem teve mais sucesso, conquistou mais, ganhou mais dinheiro, cresceu, e concluir que não estão bem. Os mais otimistas preferem olhar para quem está pior e pensar: eu não posso reclamar. Se eu não cheguei aonde quero, tem muita gente que não chegou aonde eu cheguei. Então não está ruim.

Acho que os dois pontos são legítimos. Seja otimista, seja pessimista, a comparação é inevitável, e as duas conclusões são corretas: você está melhor que muita gente e pior que muita gente. E? E nada. Nada mesmo. Essa é a sua história, a sua jornada.

Não deixe de se preparar para a mudança – Foto: Alexandre Bassora

Ninguém passou ou passa pelo que você passa. Sua realidade é só sua, e ainda que existam outras semelhantes, esta é sua realidade sob a sua perspectiva, então jamais haverá outra história como a sua, porque jamais haverá outro você.

E isso é assustador e incrível. E se alguém tem culpa pela sua situação, este alguém é a mesma pessoa que merece os méritos pelas suas conquistas: você. Ah, mas eu tive sorte. Ah, mas alguém me abriu uma porta. Ah, nada. Você, sua história, suas conquistas e suas derrotas. O ciclo, como todo ciclo. Começo, meio e fim. E recomeço. Sempre há um recomeço.

Você está se dando bem na sua profissão, na sua empresa? Ótimo, mas não deixe de se preparar para mudanças. Está difícil, você não tem conseguido conquistar o que esperava, não está vendo saída? Igualmente, não deixe de se preparar para mudanças. Elas virão. Pode apostar.

Uma carreira, uma empresa, uma jornada, é feita de ciclos. O que cabe a cada um de nós é fazer o melhor para que estes ciclos, quando bons, sejam mais longos, e quando ruins, sejam mais curtos. Todos passaremos por períodos bons e ruins, e a maneira como a gente se prepara para cada um é o que define como passaremos por eles.

Então, meu caro leitor, não se preocupe com as comparações. Se preocupe com o que você pode fazer melhor hoje, como você pode terminar o dia sendo melhor do que começou, como você pode garantir que amanhã será melhor do que hoje. Um pouco melhor, nada absurdo. Mas melhor. E assim os ciclos serão mais longos quando bons, mais curtos quando ruins.

Não, este não é um texto de autoajuda ou de motivação. Volte lá no quarto parágrafo e releia: é sempre sobre você, sempre sobre como você acorda a cada dia, como você é o mesmo ou melhor. Prepare-se para cada ciclo, curta sua jornada e a viva com sabedoria. Viva seus ciclos, cada um deles. E saiba que as mudanças sempre virão.

Patrik Camargo Neves

Advogado de Americana, especialista em direito empresarial, aborda o cotidiano e os desafios de empreender em textos às segundas