21 de outubro de 2024 Atualizado 23:33

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Carreira & RH

O sucessor como estratégia de crescimento na carreira

A necessidade de garantir a continuidade e a evolução das operações é fundamental para os negócios

Por Marcos Tonin

08 de abril de 2024, às 09h50

Desenvolver um sucessor dentro de uma empresa é um grande desafio. A necessidade de garantir a continuidade e a evolução das operações é fundamental para o crescimento sustentável dos negócios. No entanto, a falta de um sucessor adequado pode levar à estagnação da carreira dos profissionais envolvidos, impactando diretamente na motivação e no progresso dentro da empresa.

Quando um profissional não encontra um sucessor adequado para assumir suas responsabilidades, ele pode ficar preso em sua posição atual. Isso acontece porque a empresa pode hesitar em promovê-lo para um cargo mais elevado sem um substituto confiável em seu lugar. Como resultado, o profissional pode se sentir desmotivado e estagnado em sua carreira, sem perspectivas claras de avanço.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Identificar um possível sucessor requer uma abordagem estratégica por parte dos líderes e gestores e gostaria de apresentar alguns sinais que podem indicar um potencial sucessor em sua empresa ou equipe:

  1. Alta performance: parece óbvio, mas com a total falta de feedbacks dos gestores, por vezes os colaboradores que mais entregam podem ser “ignorados”, mas os profissionais que consistentemente entregam resultados excepcionais e demonstram habilidades de liderança podem ser bons candidatos a sucessores.
  2. Vontade de aprender: uma das competências mais bem avaliadas nesta década, os indivíduos que mostram disposição para aprender e se desenvolver, buscando constantemente novos desafios e oportunidades de crescimento estão se tornando raros e isso faz deles joias escondidas dentro das companhias.
  3. Trabalhar em equipe: a capacidade de colaborar efetivamente com colegas e liderar equipes é um traço essencial para um futuro sucessor.
  4. Comprometimento e engajamento: colaboradores que demonstram comprometimento com os valores e objetivos da empresa são mais propensos a se destacar como sucessores potenciais. Fique de olho neles!

E é claro que para garantir o sucesso do processo de sucessão, é essencial que o gestor e até mesmo o colega de trabalho tenha um conjunto de competências e habilidades profissionais para poder ensinar e desenvolver novos sucessores.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Como afirmado por John C. Maxwell, “O crescimento de uma pessoa é o maior presente que se pode dar a outra”. Desenvolver um sucessor não só beneficia a empresa, mas também cria oportunidades de crescimento e progresso para os profissionais envolvidos, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo e desenvolvimento dentro da organização. Pense nisso e inicie seu processo de crescimento profissional preparando quem ficará em seu lugar. Já pensou nisso?

Marcos Tonin

Marcos Tonin, especialista na área de gestão e liderança, fala sobre mercado de trabalho em textos quinzenais