13 de junho de 2024 Atualizado 20:59

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Carreira & RH

O que você precisa saber sobre carreiras ‘proteanas’

Por Marcos Tonin

25 de setembro de 2023, às 08h14 • Última atualização em 25 de setembro de 2023, às 08h15

Por muitos anos os profissionais de RH viam com receio o currículo de candidatos que tinham atividades muito diversas em suas carreiras. É o exemplo de profissionais que atuaram como coordenador de uma linha de produção, depois como “chef” de cozinha e logo na sequência como gerente comercial. Inicialmente pode parecer estranho, mas hoje sabemos que isso tem nome e que essas pessoas têm um maior nível de empregabilidade e são desejadas cada dia mais pelo mercado.

Um pouco de mitologia para entender quem foi Proteu e porquê carreira Proteana. Proteu, na mitologia grega, foi um dos primeiros deuses associados aos rios e aos mares. Filho de Poseidon e Fenícia, também era considerado um ser transmorfo com o dom da mudança. Proteu poderia se transformar no que quisesse. Era reverenciado como profeta, pois também tinha o dom da premonição, o que atraía o interesse dos que queriam saber sobre o futuro e o próprio destino.

A reflexão que fazemos é que por essência Proteu só conseguia ser Proteu quanto menos Proteu ele fosse, uma vez que sua natureza era adotar outras formas. Desta maneira, o nome carreira Proteana foi dado em homenagem à capacidade que esses profissionais possuem de transacionar suas carreiras de diferentes formas, mas levando consigo os aprendizados e competências de cada experiência adquirida.

Atualmente o mundo corporativo percebe esse tipo de profissional como valioso para lidar sob pressão e ainda para abrir possibilidades para várias mudanças laterais e verticais que se apresentam na carreira. O conceito é interessante e explica porque alguns profissionais, apesar de terem bons resultados em suas funções, decidem mudar de área de atuação, abrir um negócio, agregar novos desafios, experiências e realidades em suas vidas. Para você que se identifica com uma carreira diversa e não sabia o que exatamente isso significava, saiba que você tem lugar ao sol e que o mercado busca profissionais cada vez mais capazes de lidar com esse nosso mundo em transformação. 

Marcos Tonin
Executivo de RH e Coach C-Level
tonin.marcos@gmail.com

Marcos Tonin

Marcos Tonin, especialista na área de gestão e liderança, fala sobre mercado de trabalho em textos quinzenais