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Presença Digital

O que é funil de vendas e por que você precisa saber sobre isso?

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

20 de agosto de 2021, às 08h01 • Última atualização em 20 de agosto de 2021, às 08h07

Funil de vendas é uma representação que visa mostrar o percurso que um cliente costuma seguir até a concretização da compra de um produto ou serviço. Utilizando esse mecanismo, é possível prever o desempenho da empresa frente a uma campanha, controlar as negociações e planejar mais assertivamente as estratégias que devem ser utilizadas para alcançar um objetivo.

O principal objetivo do funil é fornecer um suporte para o departamento de marketing e vendas, onde todo processo de relacionamento com o cliente será organizado com o intuito de levar o consumidor que está no topo (quando ele acabou de encontrar sua empresa ou conhecer sua marca) até o fundo do funil (onde ele já está preparado para comprar).

Portanto, podemos dizer que o objetivo do funil de vendas é estudar a evolução das oportunidades de negócios e também, gerenciar as negociações.

Quando a empresa faz uma análise do funil, ela consegue direcionar melhor todos os esforços para a venda e todos os recursos investidos em marketing, pois, é nítido que saberá entregar ao cliente o que ele realmente precisa. Desse modo, a venda estará mais próxima de se concretizar.

O funil de vendas é dividido em três etapas:

1) Topo do Funil – A Conscientização

Essa é a primeira etapa, quando o cliente toma conhecimento da sua marca ou produto, mesmo que ele tenha ou não necessidade de comprá-lo.

O topo do funil também é chamado de “Fase da Consciência” exatamente porque é o lugar em que o consumidor passa a ter noção que aquele determinado produto ou serviço existe no mercado. Mesmo que ele nunca tenha procurado por isso, ele passa a entender que existe pode adquirir.

Nesta etapa, é importante auxiliar o consumidor a entender porque ele precisa desse produto. Pode ser com informações, artigos e vídeos que aumentem o seu conhecimento sobre o assunto e dê mais clareza no diagnóstico de um problema. Quando ele entender mais sobre isso e detectar que precisa de ajuda ou do produto que você vende, certamente, ele vai procurar a sua empresa.

De forma resumida, nessa fase se encontram os visitantes do seu site, mas que ainda não fecharam nenhum negócio. Se a sua empresa fornecer um bom material na tentativa de convencê-los, esses consumidores começam a andar pelo funil.

2) Meio do Funil – A descoberta de um problema

Essa fase mostra exatamente o que é funil de vendas, note que o consumidor andou pelo funil e o marco que define essa passagem da primeira etapa para a segunda é justamente o fato de ele conseguir reconhecer que tem um problema. Nessa altura, o visitante já leu muito sobre o assunto e entendeu que ele tem esse problema, portanto, o papel da empresa é fornecer mais dicas para ajudar a resolver.

O perfil de pessoas que já estão nessa fase são aquelas que interagiram com o conteúdo de alguma forma com curtidas, comentários e também deixaram algum contato como base de troca dessas informações. Essas pessoas ainda estão na dúvida se adquirem ou não o produto, ou serviço, pois, ainda não sabem se isso vai ajudar na vida delas.

3) Fundo do Funil – A efetivação da compra

Por fim, na etapa final do funil de vendas, o consumidor já passou por toda a fase de informação e agora, já compreende que tem um problema e precisa comprar o produto ou contratar o serviço para resolvê-lo.

As empresas que sabem o que é o funil de vendas e seguem todas as etapas corretamente, são as que mais serão lembradas pelos consumidores, visto que se estabelece uma relação de confiança entre os lados. Com isso, o consumidor compra o produto ou contrata o serviço e passa a se tornar um cliente.

Se você é uma empresa que está começando a estruturar suas estratégias de  presença digital agora, ainda precisa colocar mais uma etapa durante este processo simplificado de funil de vendas: o “Pós-Venda”. Extremamente importante para quem quer fidelizar esse cliente para futuras negociações!

Em síntese, o funil de vendas é fundamental para monitorar o tráfego, acompanhar os clientes e descobrir os reais motivos que levam as pessoas a escolherem ou não a sua empresa.

Vale lembrar que um funil de vendas estruturado pode conter diversas etapas que, quando bem elaboradas, podem contribuir e muito para que os processos de captura e saída sejam medidos de maneira mais efetiva.

Com uma boa estratégia de marketing digital é possível entender melhor o que é o funil de vendas e colocá-lo em prática para que sua empresa consiga visualizar melhores oportunidades de negócios, otimizar a gestão, prever os resultados e aumentar a produtividade.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana