19 de junho de 2024 Atualizado 22:57

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

O futuro passa pela educação

Por Vinicius Marchese

16 de dezembro de 2023, às 09h26

Se o futuro do Brasil passa pela educação, o agronegócio também precisa ser tema em sala de aula. Afinal, estamos falando do setor que gera 27% dos empregos no País, com superavit de emprego e renda para 28 milhões de brasileiros, apenas no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Cepea/CNA. Mas de qual forma estamos discutindo o campo que movimentou R$ 2,63 trilhões em 2023, cerca de 24,4% do PIB (Produto Interno Bruto)?

Em novembro, quase sete milhões de estudantes participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O tema da redação trouxe destaque para um assunto importante e atual, sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, mas outras questões do primeiro dia de prova chamaram a atenção dos profissionais da engenharia e agronomia.

A “superexploração dos trabalhadores”, “chuvas de veneno”, fazendo referência ao uso de agrotóxicos, ligação do avanço da cultura da soja com o desmatamento na Amazônia e a nova corrida espacial financiada por bilionários são alguns dos elementos controversos que formularam as questões da prova.

A isenção de ideologia é essencial para que todos os pontos sejam avaliados e debatidos de forma técnica e embasada em dados, referências e, principalmente, projetos. A produção sustentável é o que vai garantir ao Brasil a liderança global no setor.

Como engenheiro e principalmente entusiasta da tecnologia posso afirmar que, mais do que nunca, o agronegócio e a pecuária do Brasil são os setores que mais caminham em conjunto com os avanços tecnológicos. E quando isso acontece, a gente trabalha com a redução de impactos ambientais.

O caminho é sempre de diálogo e debate, mas ele precisa ser feito com transparência. Afinal, se o nosso futuro passa pela educação, o nosso desenvolvimento passa pelo agronegócio. 

Vinicius Marchese
Graduado em engenharia de telecomunicações

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.