27 de outubro de 2020 Atualizado 22:55

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

No Mundo da Moda

No caminho do Lowconsumerism

Que tal trocar aquele look que já enjoou ou que não usa mais com alguma amiga?

Por Duda Gazzetta

24 set 2020 às 10:20

Recentemente conheci e ouvi falar pela primeira vez sobre o movimento Lowconsumerism que, se traduzindo ao pé da letra, significa “baixo consumismo”.

Este estudo foi desenvolvido e lançado em formato de vídeo, em 2015, pela Box 1824, empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo. 

O estudo mostra a história e a evolução do consumo e industrialização, desde 1980 até os dias de hoje, e como este consumo em excesso, que também vale para roupas, sapatos e acessórios, tem prejudicado desastrosamente o meio ambiente.

Conceito do Lowconsumerism proíbe compras, mas atitudes conscientes – Foto: Sale photo created by standret – www.freepik.com

De acordo com o vídeo, a única forma para frear os danos ao nosso planeta, é a redução drástica no consumo. 

Se você está lendo este artigo é porque, assim como eu, ama moda e comprar aquilo que está em tendência. Tenho uma boa notícia.

O Lowconsumerism não tem como objetivo a proibição das compras, mas sim que possamos ser mais conscientes e consumir menos, colocando em prática três atitudes simples:

  1. pensar antes de comprar;
  2. buscar alternativas de menor impacto para os recursos naturais, como trocar, consertar ou fazer;
  3. viver somente com aquilo que é necessário. 

O que mais tenho feito e tenho visto é uma crescente onda para a troca das peças de roupas. Que tal trocar aquele look que já enjoou ou que não usa mais com alguma amiga? Já pensou em criar um grupo nas redes sociais para essa troca?

Não é utopia. Realmente acredito que a saída para um mundo melhor começa a partir de nós e que depende de pequenas atitudes no dia a dia que vão refletir no amanhã.

Duda Gazzetta

Blog mantido por Duda Gazzetta, jornalista formada pela PUC-Campinas. Apaixonada por moda, ela ama conversar e escrever sobre o assunto!