26 de fevereiro de 2024 Atualizado 08:17

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Na pauta do saneamento básico

A notícia de que o DAE de Americana pretende construir mais duas ETEs é um passo de extrema relevância para o município

Por Redação

21 de maio de 2023, às 10h08 • Última atualização em 21 de maio de 2023, às 10h09

A notícia de que o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana pretende construir duas ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) para atender os assentamentos da região do Pós-Represa, bem como a ampliação e manutenção das três existentes – Carioba, Praia Azul e Balsa – num investimento de R$ 648 milhões de um total de R$ 1 bilhão previstos ao longo de 30 anos, é um passo de extrema relevância para o município.

Como mostra a manchete do LIBERAL deste domingo, em matéria da repórter Ana Carolina Leal, as obras constam no PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico), apresentado nesta semana em audiência pública na câmara.

O documento, válido para o período entre 2023 e 2052, precisa ser apreciado e aprovado pelo Legislativo americanense, para que só depois se iniciem estudos técnicos para definição dos projetos.

Essa é uma discussão crucial, pois se trata de contribuição essencial para a cidade. A modernização e ampliação do sistema de saneamento básico beneficia a saúde, educação, o meio ambiente e a economia.

Atualmente, parte significativa do esgoto é encaminhada para as três ETEs. Mesmo assim, de acordo com o DAE, um volume expressivo de esgoto in natura é lançado em cursos de água, especialmente no Ribeirão Quilombo, Córrego da Gruta, Córrego São Domingos e no Rio Piracicaba.

O sistema tem problemas operacionais em estações elevatórias e deficiências em alguns coletores. Além disso, a principal estação de tratamento, a ETE Carioba, opera de forma insatisfatória e o efluente tratado ainda é lançado fora dos padrões exigidos pela legislação.

O mais preocupante é que, segundo a própria autarquia, 40% das redes coletoras de Americana precisam de substituição.

Até amanhã a população pode enviar sugestões e comentários para o PMSB, pelo e-mail: ambiental@daeamericana.sp.gov.br, mediante preenchimento de formulário disponível no site do DAE.

Contribuir com uma pauta tão importante é um dever cívico. Que cada um faça a sua parte.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.