25 de abril de 2024 Atualizado 23:22

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Multa aos sem máscara

Por Redação

01 de julho de 2020, às 08h34

Numa tentativa de incentivar o uso de máscaras, o governador João Doria anunciou uma multa para cidadãos e estabelecimentos que descumprirem o uso da proteção que é obrigatória em todo o Estado desde o início de maio. Segundo o governador, a intenção da medida não é ser punitiva, mas de caráter de orientação e prevenção à transmissão do novo coronavírus (Covid-19).

As pessoas que forem flagradas sem máscaras em espaços públicos, como praças e ruas, poderão ser multadas em R$ 500. Já os estabelecimentos poderão ter multas maiores, de R$ 5 mil por cliente sem a proteção a cada fiscalização.

O uso da máscara é uma das principais formas de prevenção à contaminação, assim como o isolamento e o distanciamento social. Em uma conversa entre duas pessoas com máscara, por exemplo, o risco de uma delas se contaminar se a outra tiver o vírus é considerado baixo. Quando a máscara é usada apenas pela pessoa doente, as chances de contágio aumentam, e são altas quando nenhuma delas a utiliza.

O crescimento dos casos também é acompanhado de um número maior de pessoas ainda com o vírus ativo no organismo. Tendo em vista que, em muitos casos, os infectados são assintomáticos, há um grave risco de contaminações. Em vigor desde maio, porém, a obrigatoriedade do uso de máscara é, aparentemente, cada vez mais desrespeitada nas ruas e em confraternizações e encontros que ocorrem indevidamente.

Este cenário talvez seja diferente nos próximos dias por conta do novo anúncio, da punição, mas, sem uma fiscalização mais efetiva e perceptível na comunidade – o que pouco se percebe atualmente –, não causaria espanto se a utilização das máscaras voltasse a ser ignorada pelos que não respeitam a saúde coletiva.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.