23 de abril de 2021 Atualizado 11:20

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Mulheres e o mercado de trabalho

Por Victoria Rizo

23 mar 2021 às 08:38

Lembrado neste mês, o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 passado, faz refletir sobre uma série de questões que envolvem sua postura na sociedade, o protagonismo, a liderança e o sucesso. Hoje, especialmente, é importante celebrar o crescimento do reconhecimento e da liderança das mulheres no mercado de trabalho.

Se antes era mãe, esposa e dona de casa, hoje é a força motriz de grandes empresas que trabalham desde direito, saúde, sustentabilidade, até o gerenciamento de tecnologias e engenharias, mercados que antes eram predominantemente masculinos. Mas como evoluímos ao longo do tempo, obtendo a abertura dos mercados e da sociedade para este protagonismo? Mostrando competência!

Não é uma questão de somente buscar igualdade, questionar, galgar novas oportunidades. Hoje, o papel da mulher é o papel de direito. Alcançado pelos resultados que produzem e os mais competentes meios que encontram de gerenciar empresas, negociações, crises e situações diversas. Estudamos, lutamos, fizemos projetos bem feitos. Resolvemos e desatamos muitos “nós”.

Ser mulher e protagonista no mercado corporativo, na sociedade, em casa, na vida, é hoje um papel que naturalmente se desenvolve, porque somos fortes, capazes, e ultrapassamos a barreira do preconceito, investindo em educação, preparo e experiência de valor. Ainda precisamos de mais espaço, mas não há dúvida que isso vai ser alcançado. 

Um viva para todas nós, brasileiras, que em chefias ou não, seguimos superando com brilhantismo qualquer desafio e tornando reais os planos de alcançar nossos postos de trabalho e o respeito no mercado. Igualdade!

Victoria Rizo é CEO da 2Tree Ambiental

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.