06 de maio de 2021 Atualizado 23:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Menos restrições, mais vacinas

Por Redação

05 fev 2021 às 07:51

Conforme esperado, o governo confirmou o recuo das restrições impostas pelo Plano São Paulo. Em coletiva de imprensa, o governador João Doria (PSDB) informou que a fase vermelha que vigorava aos finais de semana foi revogada em regiões que estão na fase laranja nos dias úteis. Com isso, municípios da área de Campinas, o que inclui Americana e Santa Bárbara d’Oeste, poderão retomar as atividades aos sábados e domingos, desde que com medidas sanitárias e limitações de atendimento e horários. Neste caso, excetuam-se os bares, que permanecerão fechados para atendimento no local.

A flexibilização ocorre após pressão de prefeitos e comerciantes. Como resposta ao setor, a gestão Doria também anunciou nesta quarta um pacote emergencial de auxílio financeiro, que consiste na suspensão de pagamentos de contas e de protestos de dívidas e o oferecimento de R$ 125 milhões em linhas de crédito para empreendedores.

Para justificar a redução das medidas restritivas, o comitê estadual criado para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) afirmou que houve uma queda no número de internações e um alívio para o sistema de saúde. Por outro lado, a quantidade de infecções ainda se encontra em níveis altos, tal como no ápice da pandemia, registrado entre agosto e julho. Por isso, insiste na cobrança do uso indispensável de máscaras e de álcool em gel e da prática do distanciamento físico.

Enquanto perduram as infecções, a vacinação caminha com certa lentidão e incerteza pelo País. Na noite desta quarta-feira, porém, um novo lote de insumos para a CoronaVac chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Com a matéria-prima, poderão ser produzidas 8,6 milhões de doses do imunizante, que se espera que cheguem logo ao alcance de todos os cidadãos, já que para o vaivém de planos e medidas restritivas, motivo de estafa para muitos, não há saída que não seja ela: a vacina.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.