15 de junho de 2024 Atualizado 08:24

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Limites pessoais e nossos objetivos

Por Paulo Hayashi Jr.

10 de outubro de 2023, às 08h48

O autoconhecimento traz a identificação dos pontos fortes e fracos de cada um e, também, os limites pessoais e as chaves para se conquistar o progresso. Ou seja, quem é o indivíduo e seus tesouros. O conhecimento de si favorece então o autocontrole e sua capacidade de gerenciar seus recursos, em especial, aqueles de resistência às pressões e superação.

Neste sentido, o equilíbrio dinâmico é fundamental para que não se perca o bom senso e o todo de forma sistêmica. Mais do que a recuperação ou uma vitória imediata, é preciso sempre ter a devida tranquilidade para estar com a vida sob controle e assim gerenciar as demandas e contextos, até que se possa alcançar certas melhoras no horizonte.

Nem sempre a existência nos traz os estímulos que queremos. Podemos ter o livre arbítrio e a sabedoria de decidir e atuar de modo a ganhar aprendizagens e experiências para o enfrentamento de diferentes batalhas. Não raro, o vencedor será aquele que souber tirar os melhores valores dos embates que o transforma.

Nem toda guerra merece nossa resistência e recepção da provocação, assim como nem todo arranho no orgulho e na vaidade representa derrota.

É essencial que se tenha o ego, o orgulho e a vaidade sob controle para que se tornem coesas e coerentes as ações com as estratégias maiores. Só assim conseguiremos atingir nossos objetivos.

Quem não se acostuma com seus defeitos sabe que é preciso sempre se esforçar para o devido ajuste. O caminho estreito para Deus é árduo, mas não impossível. Seguir os passos de Jesus Cristo e as luzes do amor e da caridade representam esta expansão dos próprios limites. Q

Paulo Hayashi Jr.
Doutor em administração, professor e pesquisador da Unicamp

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.