15 de junho de 2024 Atualizado 01:27

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Inspirar gerações durante 72 anos

Por Carlos Roberto Bertollo

21 de maio de 2024, às 09h11

Dedico este artigo a todos os apaixonados pela arte de voar, em especial ao inesquecível e saudoso piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, ícone do automobilismo mundial, que nos deixou desta vida terrena há 30 anos; ao querido neto Pedro Bertollo Martins Carvalho, que comemorou aniversário no mês de abril e é fã de carteirinha da Esquadrilha, e nossa solidariedade à população do Rio Grande do Sul, que vem sofrendo com as enchentes.

O EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), a mundialmente conhecida Esquadrilha da Fumaça, comemorou mais um aniversário no dia 14 de maio e eu não poderia deixar de homenageá-la. Esta seleta equipe, orgulho dos brasileiros, teve início na antiga Escola de Aeronáutica, situada no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. Nos intervalos de almoço e nas folgas de instrução de voo, os instrutores realizavam acrobacias em grupo.

Em 1952 houve a primeira demonstração oficial. Nascia a gloriosa Esquadrilha da Fumaça. Na sua existência, levou e continua levando muita alegria aos brasileiros e ao exterior. Demonstrando elevada capacidade técnica dos pilotos e dos técnicos especializados, revela a imagem de uma Força Aérea atuante, treinada e motivada. Respeito com o público, garra e espírito de equipe são qualidades presentes neste seleto grupo.

Também fazem parte desta história os aviões North American T6, T 24 Fouga Magister, Neiva T 25 Universal, Embraer 312 T 27 Tucano e o Embraer 314 A 29 Super Tucano. Sua sede é na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, e o tenente-coronel aviador Juliano Augusto de Sousa Nunes é o atual comandante. No mês de abril a Esquadrilha participou da 23ª edição da Fidae (Feira Internacional do Ar e do Espaço), realizada em Santiago, no Chile. Desejamos vida longa ao EDA e que o bondoso Deus os proteja sempre. Fumaça já. 

Carlos Roberto Bertollo
Estudioso da lenda de Ícaro e criador de réplicas de aeronaves

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.