23 de setembro de 2024 Atualizado 20:10

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Ideb e eleições

Há uma histórica dificuldade em cumprir com as metas de aprendizagem dos que encerram o ciclo básico

Por Redação

18 de agosto de 2024, às 09h08 • Última atualização em 18 de agosto de 2024, às 09h14

Uma análise do LIBERAL em dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2023, divulgados na última semana, mostrou resultados díspares para os níveis de ensino público em Americana e Santa Bárbara d’Oeste, bem como nas demais cidades da Região do Polo Têxtil. Nas duas cidades, enquanto os anos iniciais do ensino fundamental tiveram avanço no pós-pandemia, os anos finais e o ensino médio amargaram resultados que exigem atenção.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Em especial, há uma histórica dificuldade em cumprir com as metas de aprendizagem dos que encerram o ciclo básico. É uma triste realidade perceber que alunos do terceiro ano do ensino médio deixam a escola sem a capacidade de calcular porcentagem, por exemplo.

Na região, os últimos anos são de responsabilidade do governo estadual, mas é indiscutível que a melhora do ensino – especialmente, o bancado com dinheiro público – passa pelo fortalecimento da jornada educacional que começa nos anos iniciais.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Além de uma boa estrutura a partir da eficiente gestão de recursos públicos, prover educação de qualidade passa pela indiscutível necessidade de formação contínua do professorado bem como da criação de uma cultura de comunidade escolar, já que as famílias são fundamentais no processo de aprendizagem. Os índices precisam avançar.

Menos candidatos

O eleitor terá, no dia 6 de outubro, um número bem menor de candidatos a vereador para votar na região. Entre 2020 e 2024, a quantidade de nomes na urna caiu 26%, mostrou um levantamento do LIBERAL neste sábado. Novas regras da disputa eleitoral influenciaram a divisão de candidaturas por partidos.

De certa forma, a redução levou a um filtro das próprias legendas, que antes buscavam preencher seus quadros de candidatos ao máximo, de olho nas verbas de campanha, com concorrentes que sequer tinham grande interesse em representar o povo. Em todo caso, se desta mudança teremos uma eleição boa ou ruim, dependerá do eleitor.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.