28 de setembro de 2020 Atualizado 22:24

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Hora das convenções

Por Redação

03 set 2020 às 10:08

As próximas semanas serão fundamentais para os rumos das eleições municipais em Americana e em outras cidades da RPT (Região do Polo Têxtil). Teve início na última segunda-feira, 1º de setembro, o prazo para a realização das convenções partidárias.

De acordo com o novo calendário eleitoral, estabelecido por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o prazo para a definição pelos partidos de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador vai até o dia 16 de setembro.

Na edição desta quarta-feira, o LIBERAL conversou com líderes das siglas locais, que revelaram as datas de suas convenções. Parte delas, que já definiram seus encontros, deve escolher os nomes que estarão nas urnas no final de semana dos dias 12 e 13. Dentre os partidos com convenções marcadas estão os principais e mais cotados, como PV, MDB, PSDB e PDT.

Hoje, são mais de 10 pré-candidatos na briga para tentar ocupar o cargo no Paço Municipal Javerte Galassi a partir de 1º de janeiro de 2021. O período de convenções partidárias deve ser o primeiro passo para que esta disputa eleitoral comece a se afunilar. O cenário mais provável é de que as candidaturas se reduzam, com nomes isolados e com pouco apoio político e financeiro buscando se unir a projetos maiores.

Ao menos desde 1996, a tentativa de se eleger a prefeito em Americana não reúne mais do que cinco candidatos. Neste período, também nunca houve uma disputa entre apenas dois nomes.

Não se sabe, por exemplo, de que forma um número recorde de candidaturas seria encarado pelo eleitor americanense. Ele teria a disposição para conhecer as ideias de todos e se sentiria com mais opções e certeza para escolher? Difícil saber ainda. De qualquer maneira, as convenções devem começar a clarear qual será o cenário que poderemos ter no dia 15 de novembro.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.