07 de agosto de 2020 Atualizado 09:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Artigos de leitores

Homenagem ao Dia do Jornalista

Por Carlos Roberto Bertollo

16 abr 2020 às 13:20 • Última atualização 27 abr 2020 às 13:22

No dia 7 de abril, data comemorativa do “Dia do Jornalista” e aniversário do querido neto Pedro Bertollo Martins Carvalho. Dedico esta crônica a todos os jornalistas, em especial aos profissionais deste conceituado jornal. Que o bondoso Deus ilumine sempre o caminho do querido neto e de seus pais na condução de sua vida e a todos do LIBERAL, orgulho da família americanense.

Em 20 de novembro de 1830, um acontecimento histórico de grande magnitude veio a ocorrer em nossa terra tupiniquim. Neste dia obscuro da história política brasileira, o médico, jornalista e político Giovanni Battista Libero Badaró sofreu um atentado, vindo a falecer no dia seguinte. Conhecido popularmente como Libero Badaró, foi o criador do jornal independente “O Observador Constitucional”, periódico que focava temas políticos. O intrépido jornalista era um ferrenho defensor da liberdade de imprensa e um oposicionista ao imperador Dom Pedro I.

Por sua ideologia e denúncias que contrariavam os homens do poder, ele foi assassinado. Revolta de populares e políticos que eram contra a postura autoritária do imperador tornou a sua permanência no poder cada vez mais perigosa. Atos violentos de protesto aconteciam frequentemente. Diante da instabilidade e poder fragilizado, em 7 de abril de 1831, Dom Pedro I abdicou do trono.

Dom Pedro II, legítimo herdeiro, com 5 anos de idade, foi nomeado príncipe regente. Aos 15 anos, ele foi coroado imperador do Brasil. Seu reinado perdurou até a Proclamação da República em 1889. Por iniciativa e ideologia do jornalista Gustavo de Lacerda, em 7 de abril de 1908 foi criada a “Associação de Imprensa”. Seu principal objetivo era assegurar a classe jornalística os direitos assistenciais e tornar-se um importante centro de ação. Em 1913, ela passa a ser chamada ABI (Associação Brasileira de Imprensa). Em 1931, por decisão da ABI, em homenagem ao médico, jornalista e político Giovanni Battista Libero Badaró, foi instituído o dia 7 de abril como o “Dia do Jornalista”.

*Carlos Roberto Bertollo é estudioso da lenda de Ícaro e criador de réplicas de aeronaves

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.