28 de outubro de 2020 Atualizado 09:04

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Repúdio total

Por Da redação

10 out 2020 às 08:30 • Última atualização 10 out 2020 às 13:30

As agressões dos dirigentes do União Barbarense ao repórter Rodrigo Alonso, do Grupo Liberal, nesta sexta-feira, são um retrato da intolerância crescente ao trabalho dos jornalistas.

Um comportamento, que, lamentavelmente, tem se repetido Brasil afora, inclusive, com a anuência de autoridades. Tal como a que o profissional deste jornal foi vítima, qualquer uma delas merece nada menos do que o total repúdio.

O repórter, setorista de Esportes e acostumado à cobertura dos clubes, foi ameaçado, xingado e coagido a apagar fotos que fez durante uma briga entre jogadores do União e do XV de Jaú, que disputavam um jogo-treino no estádio barbarense.

Os principais autores desta atitude boçal são o presidente do União, Daniel de Castro, e o diretor de futebol do clube, Clayton Vieira. Pelo visto, estão longe de compreenderem os dois dirigentes o significado de respeito ao próximo. O que esperar, então, de entenderem o trabalho de um jornalista.

O mesmo LIBERAL que critica o União quando o desempenho assim exige é o que exalta suas vitórias. Isso é Jornalismo. Mostrar os fatos, de interesse público, de maneira fidedigna. Por aqui, não nos prestamos ao serviço de assessoria de imprensa. O mero desgosto com a cobertura ou com a apuração de uma reportagem não dá direito algum a ninguém a censurar um jornalista, muito menos a agredi-lo.

Mesmo na última divisão do futebol paulista, o União continuou a ter neste veículo seu dia a dia noticiado. Agora, o clube terá, por parte do LIBERAL, uma cobertura mais distante, básica, em respeito ao leitor e segura à Redação, dada a hostilidade a que foi submetida.

É lamentável que o União Barbarense mantenha em seus quadros dirigentes de comportamento tão ignorante, agressivo e prejudicial ao próprio clube. É intolerável a nós, jornalistas. Deveria também ser a seus torcedores.


O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.