30 de novembro de 2020 Atualizado 22:30

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Artigos de leitores

Gratidão ao cientista Santos Dumont – 6ª parte

Por Carlos Roberto Bertollo

25 out 2020 às 08:18

Na sexta-feira, 23 de outubro, foi comemorado o “Dia da FAB e do Aviador”. Através deste artigo quero homenagear todos os aviadores civis e militares, em especial ao tenente-coronel aviador Marcos Pontes e o “Pai da Aviação” Santos Dumont. Visando promover o Programa Espacial Brasileiro, a “Missão Centenária” levou o primeiro astronauta brasileiro ao espaço, realizou experimentos em ambiente de micro gravidade, prestou tributo a Santos Dumont etc.

Ela foi batizada com este nome em homenagem aos 100 anos do primeiro voo do grande cientista com o aeroplano 14 Bis em 1906, na França. Essa odisseia espacial foi possível graças a um acordo entre a AEB (Agência Espacial Brasileira) e a Roscosmos (Agência Espacial da Federação Russa).

Em 30 de março de 2006, no Centro de Lançamento de Baikonur no Cazaquistão, decolou rumo à ISS (Estação Espacial Internacional) o astronauta Marcos Pontes. Além do brasileiro, faziam parte da tripulação o russo Pavel Vinogradov e o norte-americano Jeffrey Williams. O veículo de lançamento da missão foi a nave Soiuz TMA-8.

Durante a sua estadia na Estação Espacial Internacional o astronauta brasileiro deu entrevistas, realizou oito experimentos sendo quatro científicos, dois tecnológicos e dois educacionais. Nos experimentos educacionais, os alunos da cidade de São José dos Campos tiveram a oportunidade de interagir com o astronauta. No dia 3 de abril de 2006, o astronauta brasileiro homenageou Santos Dumont. Na solenidade, uma réplica do chapéu e um lenço original com as iniciais SD foram utilizados por ele.

Através da Nave Soyuz TMA-7 em 8 de abril 2006, o astronauta brasileiro, o russo Valery Tokarev e o norte-americano William McArthur retornaram e aterrissaram no Cazaquistão.

Carlos Roberto Bertollo é estudioso da lenda de Ícaro e criador de réplicas de aeronaves

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.