Artigos de leitores
Gratidão ao cientista Santos Dumont – 1ª parte
Por Carlos Roberto Bertollo
26 de julho de 2020, às 08h00 • Última atualização em 24 de julho de 2020, às 20h53
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/gratidao-ao-cientista-santos-dumont-1a-parte/
Graças a dedicação dos editores deste conceituado jornal, levamos ao conhecimento dos prezados leitores através de 111 artigos publicados a sua majestosa obra. E neste mês de julho, dedicado aos 147 anos de seu nascimento e sua dedicação no desenvolvimento da aviação mundial, não poderia deixar de prestar-lhe um tributo, reportando as homenagens recebidas em vida.
Em 1901, Campos Sales, Presidente do Brasil lhe conferi uma medalha de ouro. Neste mesmo ano é homenageado pela colônia brasileira em Paris, recebendo a célebre estátua “A Fama” do escultor Jean Antoine Injalbert. Em 1902, nos Estados Unidos, homenageado pelo Presidente Theodore Roosevelt e o inventor Thomas Edson.
Em 1904 é condecorado Cavaleiro da Legião de Honra Francesa. Em 1905, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Barão Pierre de Coubertin lhe confere o Diploma Olímpico. Em 1910, no Campo de Bagatelle, erigido um monumento pela conquista do prêmio Aeroclube da França.
“Neste local, em 12 de novembro de 1906, Santos Dumont com o 14 bis estabeleceu os primeiros recordes da aviação do mundo”. Em Saint Cloud na França, erigido em 1913 um monumento comemorando as experiencias de Santos Dumont, pioneiro da locomoção aérea.
No seu topo, a estátua de Ícaro, personagem da mitologia grega. Neste mesmo ano é condecorado Comendador da Legião de Honra Francesa. Nos festejos do Centenário da Independência do Brasil, a França o presenteou com uma réplica da estátua de Ícaro.
Atualmente ela está no topo do seu mausoléu no Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro. Em 1924, condecorado Grande Oficial da Ordem de Leopoldo II da Bélgica. Em 1930, condecorado Grande Oficial da Legião de Honra Francesa. Em 1931, eleito membro da Academia Brasileira de Letras. Devido estar muito doente, não tomou posse.
*Carlos Roberto Bertollo é estudioso da lenda de Ícaro e criador de réplicas de aeronaves.
Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.