21 de novembro de 2020 Atualizado 19:19

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Artigos de leitores

Gratidão ao cientista Santos Dumont – 7ª parte

Por Carlos Roberto Bertollo

13 nov 2020 às 08:01 • Última atualização 13 nov 2020 às 08:13

Em nossa terra tupiniquim, municípios, escolas, ruas e avenidas, rodovias, aeroportos etc. prestam tributo ao “Pai da Aviação”. Santos Dumont em Minas Gerais e Dumont em São Paulo, municípios que fizeram homenagens. Conforme dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) entre instituições públicas e privadas, o grande cientista dá nome a 280 escolas. Segundo os Correios, 411 são as possibilidades de endereços com o logradouro “Santos Dumont”.

Vale lembrar que entre os endereços, 24 são bairros e 4 deles estão situados nas capitais Maceió, Vitória, São Luís e Aracaju. Mas é na Grande São Paulo que ele se destaca. Dezessete municípios da Região Metropolitana têm ruas e avenidas que lembram o seu nome. Na Capital, a Avenida Santos Dumont tem quase três quilômetros de extensão e é uma importante ligação entre as zonas norte e sul da cidade, passando pela praça “Campo de Bagatelle”, localidade de Paris onde foi realizado o voo pioneiro do 14 Bis em 1906.

Neste local há uma réplica deste aeroplano. Homenagem da população de São Paulo e da Força Aérea Brasileira. A BR-116, do quilometro zero em Fortaleza, capital do Ceará, ao entroncamento da BR-040 no Rio de Janeiro, é batizada com o nome de “Rodovia Santos Dumont”, em homenagem ao centenário do voo pioneiro do 14 Bis.

A SP-075, rodovia que liga Campinas a Sorocaba, tem parte do trecho que recebe o nome de “Rodovia Santos Dumont”, em homenagem ao grande cientista que estudou no Colégio Culto a Ciência em Campinas. Ela é a principal ligação entre esta cidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos. As cidades do Rio de Janeiro e Paranaguá no Paraná tem aeroportos em homenagem ao “Pai da Aviação”.

Carlos Roberto Bertollo é estudioso da lenda de Ícaro e criador de réplicas de aeronaves

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.