06 de maio de 2021 Atualizado 18:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estúdio 52

‘Wolfwalkers’ pode surpreender e superar a Disney no Globo de Ouro

Animação, que se passa na Irlanda antiga, bate de frente com “Soul” e “Dois Irmãos”; conheça melhor os cinco indicados ao prêmio nessa categoria

Por Rodrigo Alonso

10 fev 2021 às 17:40

Mesmo em meio à pandemia, a Disney/Pixar produziu e disponibilizou animações que reforçam sua credibilidade, principalmente com “Soul” e “Dois Irmãos”, ambos indicados ao Globo de Ouro 2021. Mas a disputa pelo prêmio não está restrita aos dois.

Tem um terceiro filme que aparece com força, apesar de não ter a mesma fama de seus concorrentes. Produzido pelos estúdios Apple Original Films, Cartoon Saloon e Mélusine Produtions, “Wolfwalkers” pode, sim, levar o troféu e conta com a minha torcida para isso.

No entanto, por ter gerado maior apelo, “Soul” pinta como o principal favorito. A qualidade do longa, claramente, também contribui para isso.

As três obras estão disponíveis no Brasil. “Soul” e “Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica” são exibidos pela Disney+, enquanto “Wolfwalkers” aparece no catálogo da Apple TV+.

Os brasileiros também já podem conferir outro indicado: “A Caminho da Lua”, na Netflix. No entanto, em comparação às outras três, essa animação é mais restrita ao público infantil.

Dos cinco filmes da lista do Globo de Ouro, apenas “Os Croods 2: Uma Nova Era” ainda será lançado no Brasil, com previsão para 25 de março. Porém, se manter o nível de seu antecessor, a animação dificilmente vencerá.

Abaixo, conheça melhor os cinco indicados nessa categoria:

Voltado para o público infantil, “A Caminho da Lua” fala sobre superar perdas – Foto: Divulgação

A CAMINHO DA LUA

Direção: Glen Keane e John Kahrs
Produção: Netflix, Pearl Studio
Onde assistir: Netflix

Sinopse: Fei Fei perde sua mãe na infância e, anos depois, vê seu pai se relacionar com outra mulher. Incomodada, ela resolve, sozinha, fabricar um foguete para ir à lua, onde poderia provar para seu pai a existência de uma deusa que simboliza o amor eterno.

Voltado para o público infantil, o filme tem um enredo muito fantasioso e pouco cativante, mas toca em assuntos importantes para crianças. Pode ensiná-las a lidar com a perda e a agir abertamente quando o pai ou a mãe encontram um novo amor.

“Dois Irmãos” equilibra humor e dramaticidade de uma forma muito bem feita – Foto: Divulgação

DOIS IRMÃOS: UMA JORNADA FANTÁSTICA

Direção: Dan Scanlon
Produção: Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios
Onde assistir: Disney+

Sinopse: Em uma realidade habitada por criaturas místicas, dois irmãos elfos, Ian e Barley, levam a vida de forma totalmente diferente. Enquanto Ian tem problema de autoconfiança, Barley é um entusiasta fanático por histórias e jogos de RPG. Quando os dois recebem itens mágicos, Ian tenta ressuscitar seu pai por um único dia, mas aparecem apenas as pernas dele. Os dois irmãos, então, embarcam em uma aventura para tentar trazer de volta o resto do corpo, mas eles também precisam lidar com suas diferenças.

Ao explorar uma história em que dois irmãos buscam um último momento com o pai, a animação oferece uma boa dose de dramaticidade, mas também apresenta cenas de humor. Tudo isso é feito de uma forma bem equilibrada. O filme também acerta em cheio no desenvolvimento da conturbada relação entre os dois irmãos.

Sequência de “Os Croods” tem lançamento previsto para 25 de março no Brasil – Foto: Divulgação

OS CROODS 2: UMA NOVA ERA

Direção: Joel Crawford
Produção: DreamWorks Animation
Onde assistir: ainda indisponível no Brasil (lançamento previsto para 25 de março)

Sinopse: A sequência de “Os Croods (2013)” acompanha a jornada da família pré-histórica Croods em busca de um novo lar. Durante a aventura, eles se deparam com os Bemelhores, uma família moderna com costumes totalmente diferentes.

Recheado de clichês, o primeiro filme traz pouquíssimas novidades. Não deixa de ser um bom passatempo para a criançada, mas fica bem atrás de outras produções da DreamWorks, como “Shrek” e “Como Treinar o Seu Dragão”. No entanto, nada impede que “Os Croods 2” supere seu antecessor e eleve o nível da franquia.

Favorito, “Soul” traz uma reflexão, principalmente, sobre os propósitos da vida – Foto: Divulgação

SOUL

Direção: Pete Docter e Kemp Powers
Produção: Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios
Onde assistir: Disney+

Sinopse: Joe sonha em fazer carreira como músico, mas, quando está prestes a alcançar seu objetivo, cai em um bueiro e morre. Já no mundo das almas, ele se recusa a aceitar a morte e, por acidente, cai na Pré-Vida, um espaço no qual almas recém-criadas ganham personalidade antes de irem para a Terra. No entanto, uma delas, a de número 22, faz de tudo para continuar onde está, e seus planos afetam a tentativa de Joe voltar à vida.

O longa traz uma reflexão, principalmente, sobre os propósitos da vida. Mostra que as pessoas não estão limitadas a um interesse específico e que o prazer pode estar em pequenas coisas do cotidiano. Aliás, no mundo real, sempre se fala em aproveitar cada momento, mas nem sempre isso é seguido, e o filme nos dá “um tapa na cara” nesse sentido.

De forma reflexiva, “Wolfwalkers” critica o domínio do homem sobre a natureza – Foto: Divulgação

WOLFWALKERS

Direção: Tomm Moore e Ross Stewart
Produção: Apple Original Films, Cartoon Saloon, Mélusine Produtions
Onde assistir: Apple TV+

Sinopse: Em uma civilização irlandesa rodeada por lobos, que são tratados como inimigos, a jovem Robyn quer ajudar seu pai a caçá-los, mas é proibida. Mesmo assim, ela vai escondida para a floresta. Quando se depara com os lobos, Robyn muda sua percepção sobre eles e descobre a existência de seres poderosos, conhecidos como Wolfwalkers.

De forma reflexiva, o filme critica o domínio do homem sobre a natureza. Para fazer isso, o longa apela para o lado sentimental, focando no relacionamento entre duas crianças que buscam paz e harmonia. Outro ponto positivo é o contexto histórico, em que a Irlanda tinha acabado de ser invadida pela Inglaterra.

Rodrigo Alonso

Repórter do LIBERAL, está no grupo desde 2017. É “fifeiro” desde criança e, se puder, passa horas falando de filme e série, então nada melhor do que unir o útil ao agradável.

Estúdio 52

Quer saber sobre aquela série que está bombando na internet? Sim, temos. Ou aquele jogo que a loja do seu console vai disponibilizar de graça? Ok. Curte o trivial e precisa dos lançamentos do cinema? Sem problema, é só chegar.