25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estúdio 52

Último filme de ‘Evangelion’ é a melhor animação de 2021 para Oscar japonês

“Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time” encerra a franquia iniciada há 25 anos com o anime; veja outros indicados

Por Maíra Torres

22 de março de 2022, às 14h16

A melhor animação de 2021, segundo o “Japan Academy Film Prize”, uma premiação japonesa semelhante ao Oscar e de grande peso para o país, foi “Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time”.

Pela última vez vemos os EVAs brigando em ótimas cenas de luta – Foto:

A entrega das estatuetas aconteceu em 11 de março e, ao menos na categoria “Animation of the Year”, consagrou o quarto e último filme da saga de Neon Genesis Evangelion como o vencedor do quesito.

A história encerra o arco iniciado com o anime em 1995 e, conforme a sinopse original, para não dar spoilers, agora “Shinji Ikari precisa lidar com o trauma do que passou (e causou) enquanto busca coragem para auxiliar a WILLE numa batalha final contra a NERV, capitaneada por seu próprio pai.”

O filme tem 2h35 e direção do consagrado Hideaki Anno, que surgiu em 2007 com a proposta de retratar seus sentimentos em formato de cinema com os Rebuilds, finalizados agora – e que também caminharam para colocar um ponto final definitivo na história.

Os interessados podem conferir “Evangelion: 3.0+1.0 Thrice Upon a Time”, ou, na tradução em português, “Evangelion: 3.0+1.0 – A Esperança”, na Amazon Prime.

Indicados

Além de Evangelion, os outros longas que concorreram à premiação foram “Jujutsu Kaisen 0”, “BELLE”, “Fortune Favors Lady Nikuko” e “Sing a Bit of Harmony”. Dentre eles, “BELLE” é o único que ganhou em outra categoria dentro do Oscar japonês: “Outstanding Achievement in Music“.

Com maior divulgação, talvez ele fosse o candidato mais forte para brigar com o vencedor atual. O motivo é pela temática, que discute de maneira metafórica a identidade que assumimos nas redes sociais versus quem realmente somos ou queremos ser na vida real.

Com a questão, também enfrentamos nossos medos ocultos, travestidos em uma “Fera” no filme. Claro, o título remete à própria história da “Bela e a Fera”, uma referência a esses dois lados do ser humano. “BELLE” estreou em alguns cinemas reclusos da capital paulista em janeiro e agora está disponível para ser alugado por R$14,90 no Youtube.

“Jujutsu Kaisen 0” é uma “prequel” e conta a história do que houve antes dos acontecimentos do anime. Nele, vemos a história de Yuta Okkotsu, um jovem adolescente assombrado pela maldição de sua amiga de infância, que se matricula no misterioso Colégio Técnico de Jujutsu de Tóquio sob a tutela de Satoru Gojo.

O filme chegaria aos cinemas brasileiros em 24 de março, mas a plataforma da Crunchyroll no Brasil, responsável pela distribuição do longa, anunciou o adiamento da estreia, ainda sem data definida.

“Fortune Favors Lady Nikuko” estreou apenas no Japão em junho do ano passado. A animação, baseada no livro homônimo de Kanako Nishi, conta a história de uma mãe e sua filha, vivendo em um barco numa cidade de pescadores.

Mais profundamente, entre lágrimas e risadas e momentos de “coração quentinho”, acompanhamos pelos olhos da filha a luta de uma mãe para criá-la bem, sempre olhando para o lado bom da vida.

“Sing a Bit of Harmony” acompanha Shion, uma garota recém transferida para a escola, que acaba se destacando pelo seu jeito energético de ver a vida, conseguindo tocar o coração de seus colegas de classe com sua música.

No entanto, ela acaba revelando ser uma inteligência artificial em teste, que foi enviada para a escola para cumprir missões e ajudar os alunos, começando por Satomi, um jovem solitário que precisa de Shion para encontrar a felicidade. Apesar de ser distribuído pela Funimation, o filme ainda não está disponível na plataforma no Brasil.

Maíra Torres

Repórter do Liberal, produtora do Gold Morning e apresentadora do Resumo Gold na FM Gold. Entusiasta de animações desde que aprendeu a abrir os olhos e otaku recém-nascida. A doida que assiste três filmes seguidos no cinema.

Estúdio 52

Quer saber sobre aquela série que está bombando na internet? Sim, temos. Ou aquele jogo que a loja do seu console vai disponibilizar de graça? Ok. Curte o trivial e precisa dos lançamentos do cinema? Sem problema, é só chegar.