07 de maio de 2021 Atualizado 15:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estúdio 52

‘Save Ralph’: o curta de Taika Waititi para banir testes em animais

Com dublagem de Rodrigo Santoro, o vídeo deve alavancar assinaturas para banir testagem em animais no Brasil - e no mundo

Por Maíra Torres

19 abr 2021 às 14:56 • Última atualização 19 abr 2021 às 18:29

Lançado em 6 de abril e disponível no Youtube, o curta Save Ralph, do renomado Taika Waititi (“Jojo Rabbit” e “Thor: Ragnarok”), chega como uma espécie de propaganda e incentivo para banir os testes em animais da indústria de cosméticos.

Em português, Ralph é dublado por Rodrigo Santoro – Foto: Divulgação

O vídeo tem quatro minutos e mostra a vida de Ralph, um coelho branco cujo trabalho é servir de cobaia para testes de produtos de beleza. Para passar a mensagem, Taika usa da mistura entre a imagem decadente, o relato conformista, a personalidade gentil e os momentos de silêncio e reação do coelho.

O resultado é um tom sarcástico, simples e assertivo. Claro, não intencional por parte do animal, mas óbvio para o espectador. Quanto mais Ralph fala, mais se percebe sua tristeza escondida, por aceitar um trabalho que lhe é “vendido” como honroso.

Save Ralph sensibiliza sem usar de alguns recursos comuns em vídeos sobre a crueldade de animais. Por exemplo, não há trilha sonora. Ouvimos, em silêncio, o coelho falar gentilmente sobre seus problemas físicos. Sua cegueira parcial, as queimaduras nas costas, sua orelha ruim.

O curta também não apresenta dados sobre a indústria da testagem em animais ou “imagens reais”. Por outro lado, mostra Ralph sendo colocado em uma contenção para realizar seu “trabalho”, nas temidas “cenas de laboratório”, onde vemos o que realmente acontece.

Na sala de testes, Ralph tenta explicar que seu trabalho “não é tão ruim assim” – Foto: Divulgação

De maneira tensa, não acompanhamos tudo. Vemos somente o resultado final na aparência de Ralph, cansado e machucado após mais um dia comum de serviço. A mensagem final vem em tom de agradecimento (falso) aos humanos.

Ao fim do vídeo, vemos a mensagem da “Humane Society Internacional” pedindo ajuda para banir a testagem em animais através de um abaixo-assinado. Até a manhã de hoje, ainda não havia 200.000 assinaturas.

Dublagem

Em inglês, o próprio Taika Waititi faz a voz de Ralph e Ricky Gervais, a voz do entrevistador. Ainda aparecem Zac Efron, Olivia Munn, Pom Klementieff e Tricia Helfer dublando outros coelhos. Em português, a voz de Ralph é de Rodrigo Santoro.

Maíra Torres

Repórter do Liberal, produtora do Gold Morning e apresentadora do Resumo Gold na FM Gold. Entusiasta de animações desde que aprendeu a abrir os olhos e otaku recém-nascida. A doida que assiste três filmes seguidos no cinema.

Estúdio 52

Quer saber sobre aquela série que está bombando na internet? Sim, temos. Ou aquele jogo que a loja do seu console vai disponibilizar de graça? Ok. Curte o trivial e precisa dos lançamentos do cinema? Sem problema, é só chegar.