20 de junho de 2021 Atualizado 09:10

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estúdio 52

Dia Nacional do Repórter: confira cinco dicas de filmes sobre a profissão

Prática do jornalismo proporciona grandes histórias para o cinema e rende até premiações como o Oscar, inclusive de Melhor Filme

Por Rodrigo Alonso

16 fev 2021 às 15:34

O Dia Nacional do Repórter é celebrado hoje, dia 16 de fevereiro, e o cinema oferece uma série de opções para quem quiser “comemorar” essa data e conhecer um pouco mais os percalços dessa função.

Querendo ou não, a prática do jornalismo proporciona grandes histórias, a ponto de serem exploradas em produções cinematográficas e renderem premiações como o Oscar – inclusive na categoria de Melhor Filme.

Como repórter, sou suspeito a falar, mas vocês podem ver com os próprios olhos. Abaixo, listo cinco dicas de filmes sobre a profissão, todos disponíveis em serviços de streaming ou locadoras virtuais. Aproveitem!

“Faces da Verdade” propõe reflexão sobre as consequências de uma reportagem – Foto: Reprodução

FACES DA VERDADE (2008)

Direção: Rod Lurie
Elenco: Kate Beckinsale, Matt Dillon, Vera Farmiga
Onde assistir: Amazon Prime Video, Google Play, Looke

Sinopse: A repórter Rachel Armstrong (Kate Beckinsale) escreve uma reportagem que leva a público a identidade de uma agente disfarçada da CIA. O governo exige que ela revele sua fonte, mas a jornalista se nega e fica sujeita a uma pena de prisão.

O filme traz uma reflexão sobre as possíveis consequências de uma reportagem. Também aborda o direito de o jornalista preservar a identidade de sua fonte, apesar de a protagonista enfrentar problemas ao fazer isso.

“Intrigas de Estado” mostra uma investigação ousada e discute imparcialidade – Foto: Reprodução

INTRIGAS DE ESTADO (2009)

Direção: Kevin Macdonald
Elenco: Russell Crowe, Rachel McAdams, Ben Affleck
Onde assistir: Netflix, Amazon Prime Video, Claro Video, Looke, Apple iTunes

Sinopse: O repórter Cal McAffrey (Russell Crowe) passa a investigar o assassinato da assessora do congressista Stephen Collins (Ben Affleck), que é amigo dele. Durante a apuração, o jornalista enfrenta perigos e também mistura amizade com profissionalismo.

O jornalismo, por si só, já é uma profissão investigativa. Mas esse filme mostra uma investigação mais ousada do que o normal, com o repórter, praticamente, fazendo trabalho de polícia. O longa também propõe uma discussão sobre imparcialidade.

“O Abutre” explora a informalidade e destaca um sensacionalismo criminoso – Foto: Reprodução

O ABUTRE (2014)

Direção: Dan Gilroy
Elenco: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Bill Paxton
Onde assistir: HBO Go, Google Play

Sinopse: Desesperado para encontrar um trabalho, Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) começa a filmar incidentes à noite para vender as imagens, mas não se restringe apenas a registrar os fatos. Ambicioso, ele também manipula os acontecimentos para torná-los mais impactantes.

Nesse filme, o protagonista faz um bico como repórter cinematográfico, profissional responsável por captar imagens. O longa explora a informalidade do jornalismo atual, no qual qualquer um pode filmar acontecimentos e gerar notícia. Também mostra um sensacionalismo criminoso, em que a realidade é alterada para chamar atenção.

“Spotlight” resume bem como funciona a produção de reportagens aprofundadas – Foto: Reprodução

SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS (2015)
Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original

Direção: Tom McCarthy
Elenco: Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams
Onde assistir: NOW, Google Play, Claro Video, Microsoft Store

Sinopse: Um grupo de jornalistas investigativos do jornal Boston Globe investiga casos de abuso sexual infantil dentro da Igreja Católica. Ao longo da apuração, eles encontram dificuldades e descobrem fatos cada vez mais graves.

Baseado numa história real, o filme resume bem como funciona a produção de reportagens que requerem bastante aprofundamento. No dia a dia, repórteres esbarram em diversos problemas para conseguir informação e, por vezes, são rejeitados quando pedem entrevista. E o longa detalha esse cotidiano com extrema precisão.

“Todos os Homens do Presidente” detalha uma apuração completa, passo a passo – Foto: Reprodução

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976)
Oscar de Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator Coadjuvante (Jason Robards) e Melhor Mixagem de Som

Direção: Alan J. Pakula
Elenco: Dustin Hoffman, Robert Redford, Jason Robards
Onde assistir: Apple iTunes, Google Play, Looke

Sinopse: Os repórteres Carl Bernstein (Dustin Hoffman) e Bob Woodward (Robert Redford), do Washington Post, ficam responsáveis por investigar a história por trás de um roubo na sede nacional do Partido Democrata, mas o buraco é mais fundo do que se imagina.

Outra obra baseada em acontecimentos reais, porém, para aqueles que não sabem a história, qualquer palavra a mais sobre o enredo pode configurar como spoiler. Mais saibam que esse filme é uma aula de jornalismo, pois detalha uma apuração do início ao fim, passo a passo, sem nenhum glamour, de uma forma que pode ser até maçante para quem não se interessa pela profissão.

Rodrigo Alonso

Repórter do LIBERAL, está no grupo desde 2017. É “fifeiro” desde criança e, se puder, passa horas falando de filme e série, então nada melhor do que unir o útil ao agradável.

Estúdio 52

Quer saber sobre aquela série que está bombando na internet? Sim, temos. Ou aquele jogo que a loja do seu console vai disponibilizar de graça? Ok. Curte o trivial e precisa dos lançamentos do cinema? Sem problema, é só chegar.