02 de março de 2024 Atualizado 16:00

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Empreendendo na área de saúde

Por Felipe Melo

05 de maio de 2023, às 07h26 • Última atualização em 05 de maio de 2023, às 07h27

Um investimento é sempre arriscado, seja ele qual for. Uma casa, um carro, um novo aparelho. Nunca saberemos de fato qual será o retorno, que pode ser positivo ou negativo e em diferentes graus. Dessa forma, investir é tomar decisões baseadas no estudo e na cautela, aliando ambos no objetivo de ser cada vez mais assertivo e consciente. Esse fundamento se aplica a outras investidas, principalmente quando a pauta em questão é sobre o empreendedorismo.

Empreender no Brasil não é fácil. São muitos fatores que impedem o crescimento de empreendedores em um País no qual atuar no ramo é o terceiro maior sonho do brasileiro, segundo o Global Entrepreneurship Monitor, publicado no ano de 2021. Desde impostos a dificuldades para obtenção de créditos, desafios aparecem no caminho de quem tenta trilhar nessa esfera.

Os desafios se estendem para quaisquer eixos, inclusive para a saúde, que requer, além de saber como manter seu negócio, entender de que existe um lado de extrema importância e que, às vezes, passa despercebido pelos empreendedores da área: o humano. Compreender que o paciente é uma pessoa que necessita da atenção de um profissional é fator primordial.

Explorar e conhecer a sua área de atuação e especialidade também são importantes. O empreendedor deve captar que a relação entre ele e seu cliente é fundamental para sua ascensão. Uma pessoa que “compra” o que é ofertado gera outra pessoa que irá adquirir seu produto.

Assimilar que a construção de um bom legado gira em torno do desenvolvimento de um trabalho sólido é indispensável para a pavimentação de um bom negócio, onde o lucro é consequência do bom serviço prestado. O trabalho feito da maneira correta e atenciosa produz trocas de grande importância para o progresso de uma empresa, independente do seu segmento. 

Felipe Melo
Especialista em dentística e reabilitação oral e CEO da The Concept Clinic

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.