03 de março de 2024 Atualizado 12:06

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Diferenças entre Neymar e Pelé

Por Eduardo Paparotti

07 de novembro de 2023, às 08h26

O jornal LIBERAL publicou, no dia 10 de setembro, a charge “Brasil-sil-sil, Neymar acaba de ultrapassar Pelé! Agora só faltam 3 copas”. Na editoria de Esportes saiu a matéria sobre o jogo pelas Eliminatórias da Copa na América do Sul, em que oi Brasil goleou a Bolívia por 5 a 1, com direito a dois gols de Neymar, que chega a 79 e supera Pelé. O jogador superou mesmo a Pelé nos jogos da seleção brasileira, com 79 gols marcados pela seleção brasileira. “Agora só faltam 3 copas”.

Pelos elogios, muitas vezes exagerados da mídia escrita e falada brasileira ao camisa 10 da seleção de futebol do Brasil, esse feito histórico de 79 gols marcados não representa muita coisa a se comemorar em relação aos gols marcados por Pelé, que foram 78. Então vejamos algumas comparações.

Pelé quando tinha apenas 17 anos, em 1958, se tornou campeão mundial de futebol na 6° Copa do Mundo de futebol, realizado na Suécia. Quatro anos depois, em 1962, o mesmo Pelé se sagrou bicampeão mundial de futebol, no Chile, disputando assim sua 7° copa do mundo de futebol. No ano de 1970, no México, na 9° copa do mundo, Pelé simplesmente foi tricampeão mundial de futebol, quando estava com 30 anos.

Até agora, o camisa 10 da nossa seleção nacional de futebol não conquistou nenhuma Copa! Ele disputou as Copas de 2014, no Brasil, em 2018, na Rússia, e no ano passado, no Catar. Nas eliminatórias, a única boa apresentação da seleção foi diante da Bolívia, que é o pior time da competição, sem nenhum ponto até aqui. Depois da goleada, o Brasil sofreu para ganhar do Peru por 1 a 0, empatou com a Venezuela, em 1 a 1, e perdeu para Uruguai, por 2 a 0. E todos esses jogos com Neymar em campo. Ainda sobre Pelé, nos anos de 1962 e 63, ele conquistou o bicampeonato de futebol mundial, pelo Santos. Terminando, peço desculpas a todos se ofendi a alguém. 

Eduardo Paparotti
Aposentado

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.