04 de julho de 2020 Atualizado 16:48

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Blog da Eclética - por Jucimara Lima

Dia do Cinema Nacional: temos o que comemorar?

Por Jucimara Lima

19 jun 2020 às 18:26 • Última atualização 19 jun 2020 às 18:30

O Palhaço é uma produção de 2011, que vale muito como dica de filme nacional - Foto: Divulgação

Hoje é Dia do Cinema Nacional. Alvo eterno de preconceito em relação à qualidade de suas produções, é preciso dar uma chance para ele. Apesar de ter muito filme de gosto duvidoso, também tem muita coisa boa. Aliás, devemos dizer que as produções nacionais enfrentam bem mais do que preconceito do público. Baixa visibilidade, falta de investimento, dificuldade na distribuição e mais uma série de problemas tornam difícil a missão de desenvolver uma indústria cinematográfica por aqui, algo que vai muito além de produções assinadas pela Globo Filmes, pode acreditar.
Nada contra, até ri bastante desse filme, mas quando faço uma pesquisa e vejo que para boa parte das pessoas a melhor produção nacional é “Minha mãe é uma Peça”, percebo o quanto ainda não conhecemos nossas próprias produções.

Particularmente, gosto muito do filme O Palhaço, dirigido e estrelado pelo brilhante Selton Mello. História encantadora, fotografia impecável e uma performance comovente de Paulo José, vale ver e rever a produção.

Premiado em festivais nacionais e internacionais, o filme é só um exemplo, entre tantos outros, que merecem no mínimo uma chance.

No Facebook da Eclética @ecléticacomjucimaralima, publiquei mais sugestões de filmes nacionais indicadas por alguns de nossos leitores. Não deixe de conferir!

Jucimara Lima

Blog da colunista social do LIBERAL, Jucimara Lima, com notícias e informações sobre Americana e região!