25 de outubro de 2021 Atualizado 21:27

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

De olho no amanhã

Por José Odécio de Camargo Júnior

12 out 2021 às 08:14 • Última atualização 12 out 2021 às 08:15

Marquei a data da minha aposentadoria: 02 de outubro de 2028. Ainda faltam sete anos, mas a partir de agora cada passo parece andar para uma única direção: o tempo do descanso.

Antes disso, sei que precisarei me dedicar ainda mais ao meu trabalho e as coisas que hoje administro. Será o momento de avaliar o que estou fazendo, como estou fazendo e como vou concluir cada etapa desse processo. Mais do que nunca, agora sei onde quero chegar e serei intencional em tudo.

Li em algum lugar que quando colocamos um alvo no qual queremos chegar, o Universo começa a se afunilar para que alcancemos tal desígno. Na verdade, acredito que passamos a ser mais intencionais a partir de tal definição e isso por si só vai gerar resultados mais palpáveis.

No ano de 2028 terei completado 65 anos. Para a profissão que exerço, ainda poderia atuar tranquilamente, afinal de contas a experiência é um dos nossos maiores artifícios. No entanto, quero viver um tempo de gozo e desfrute em plena saúde e disposição. Me vejo fazendo muitas coisas e ao mesmo tempo fazendo coisa nenhuma, afinal posso dizer que estarei de “férias”.

Eu deveria ter feito isso antes. Não que até então eu não tivesse uma vida focada nos meus objetivos, mas quando traçamos um alvo tudo parece conspirar ao nosso favor. E mesmo que obstáculos possam aparecer, com o foco bem definido vamos driblando todos eles.

Não importa se a sua aposentadoria será daqui a sete, quinze ou trinta anos. Defina enquanto é tempo onde você quer chegar e como quer chegar. Se for o tempo de trabalhar dobrado, trabalhe. Se você precisa cuidar da sua saúde para que viva uma velhice com disposição, cuide. Ajuste o que precisa ser ajustado hoje, de olho no seu futuro. Faça isso por você mesmo, por uma vida mais digna e abundante.

José Odécio de Camargo Júnior
Advogado

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.