22 de outubro de 2020 Atualizado 17:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

Cuidados sob o sol

Por Redação

03 out 2020 às 12:27

O verão ainda está longe de chegar, mas os dias quentes atingem com intensidade Americana e região no início de outubro. Conforme o LIBERAL mostrou durante a semana, a previsão de calor se concretizou, com temperaturas beirando os 40° C, algo totalmente atípico por aqui nas estações de final e início de ano.

A sensação dos últimos dias foi piorada com o registro de mínimas altas. Se durante a manhã e a tarde o sol ajuda a manter o dia quente e abafado, na parte da noite, o calor reduz, mas em níveis que ainda geram desconforto à população. Em algumas noites e madrugadas, as temperaturas superaram os 24° C.

Apesar de uma redução do calor neste final de semana, a expectativa é de que o tempo quente volte com intensidade nos próximos dias, novamente, com temperaturas máximas chegando a casa dos 40° C, mas com mínimas menos elevadas.

Além do incômodo por si só, causado pelo calor, o período exige cuidados redobrados com a saúde por parte da população. Um deles é regra básica: é preciso se hidratar. A sensação de sede já é um sintoma tardio da desidratação. Beber água em pequenas quantidades durante todo o dia e comer frutas e vegetais podem ajudar a manter o corpo em equilíbrio.

Outra recomendação importante é evitar a exposição ao sol. Praticantes de atividades esportivas, por exemplo, devem optar por horas do dia quando a intensidade dos raios solares seja menor. E, sempre ao final das atividades, a hidratação é indispensável.

O calor intenso e a exposição prolongada ao sol são fatores que podem aumentar o risco de doenças cardíacas, além de uma série de outros problemas de saúde. Aos que podem evitar, fazem o ideal para manter a saúde sob controle. Já quem precisa ir pra rua, toda precaução é necessária.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.