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Comunicação em eleição interna

Por Caio Bruno

05 fev 2021 às 07:52

Com eleitorado restrito, as eleições para o comando das casas legislativas tiveram como característica principal os bastidores e acordos entre os próprios parlamentares e não despertaram a curiosidade de grande parte da população, ganhando assim ares de resolução interna.

Vez em quando ocorrem exceções como em casos em que o presidente do Legislativo ganha visibilidade e perspectiva de poder ou em disputas acirradas entre governo e oposição. Este último exemplo é o que aconteceu recentemente na eleição da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, com a escolha de Arthur Lira (PP-AL), no dia 1º.

Sendo o terceiro na linha sucessória, com poderes unilaterais como definir a pauta da Casa e aceitar ou não pedidos de impeachment do presidente da República, a disputa pela sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) motivou o acompanhamento e a análise da imprensa e de parte da sociedade.

Lira fez sua campanha de modo tradicional, voltada essencialmente aos seus eleitores acenando com espaços, cargos, acordos e plataformas. Já Baleia Rossi (MDB-SP) por sua vez, sem a máquina federal na mão, resolveu sair dos gabinetes e fazer forte trabalho de comunicação junto à opinião pública.

Participou de entrevistas e suas redes sociais foram personalizadas com material de campanha e discurso de candidatura em defesa da democracia e de uma frente ampla partidária.

Baleia quis gerar boa impressão na sociedade já visando as próximas eleições e criar um sentimento de aceitação popular que motive pressão nos parlamentares que estavam dispostos a votar em seu adversário.

Arthur Lira era o favorito e ganhou com boa vantagem, mas eleição do Congresso é com voto secreto, o que motiva a traição. Deste resultado só temos uma certeza: o Centrão mais uma vez saiu vitorioso, assim como no pleito municipal de 2022.

Caio Bruno é jornalista e especialista em marketing político

Colaboração

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