26 de abril de 2024 Atualizado 12:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Comodismo ou autonomia?

Por Katya Forti

02 de agosto de 2022, às 06h14

A geração dos anos 70 e 80 lembrar-se-á com saudosismo, dos tempos idos, em que o aparelho de televisão não tinha controle remoto. E assim sendo, deste modo era preciso deslocar-se até o televisor para mudar o canal. Havia também o chamado regulador de voltagem e (UHF) para sintonizar os canais.

Telefunken estava no auge. Dessa época bem provável que se tenha lembranças memoráveis, pois era algo mágico, principalmente para as crianças.

Programa “Bambalalão”, com as apresentadoras Gigi Anhelli e Silvana Teixeira, com diversas participações, dentre elas o desenhista Daniel Azulai. Inesquecíveis os fantoches “Maria Balinha” e “João Balão”, e a frase que se tornou um clássico: “Esta história entrou por uma porta e saiu pela outra. Quem souber, que conte outra”.

Refletindo sobre a pergunta que serve de título para este artigo, bem ampla e abrangente por sinal, chegamos à conclusão de que o fato de ter um controle remoto, além do conforto, a partir do momento em que não se faz necessário o deslocamento, nos concede uma autonomia para decidir o que assistir ou não, de acordo aos nossos interesses e preferências pessoais, visto ser extensa a gama de opções.

Há quem se acomode em um ambiente de trabalho, em alguma função e nela permaneça por muitos anos. Outras estão sempre buscando se capacitar, aprimorar a sua qualificação para alçar voos maiores.

“Um fabricante de calçados enviou dois vendedores para uma região subdesenvolvida, a fim de avaliar as possibilidades de vendas. O primeiro, após alguns dias, telegrafou: – Mercado péssimo. Todos andam descalços. O segundo, com idêntico levantamento, informou: – Mercado promissor. Ninguém tem sapatos”.

Katya Forti é pedagoga e escritora.

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.